- Publicidade -

Rio Artes Manuais chega a sua 13ª edição no Rio de Janeiro

Publicado em:

A Rio Artes Manuais, principal feira de capacitação em artesanato do país, chega a sua 13ª edição no Rio de Janeiro. O evento acontece de 20 a 24 de março no Centro de Convenções SulAmérica e, neste ano, traz o mote “Pequenos Gestos, Grandes Mudanças”, com o objetivo de promover o cuidado com o meio-ambiente e a preocupação com a sustentabilidade.

O Ministério do Turismo estima que existam cerca de 10 milhões de artesãos no país. Deste número, dados do IBGE mostram que cerca de 46% identificam oportunidades de ganhos com a utilização de resíduos e 48,3% já utilizam materiais reciclados em seu processo produtivo.

A Rio Artes Manuais, promovida pelas lojas Caçula, reúne as maiores indústrias do setor de artesanato, são mais de 50 expositores. O evento espera receber mais de 27 mil visitantes e oferece gratuitamente mais de 20 mil vagas para quem deseja aprender ou se aprimorar em mais de 250 técnicas de artesanato.

A grande atração da feira será a exposição da Casa Ecológica com 4 cômodos mobiliados com móveis sustentáveis feitos de pallet, e com itens decorativos de artesanato. “Queremos mostrar para o público que é possível montar e decorar a casa de forma ecologicamente correta e acessível, através de matérias-primas como o pallet, tonel, pneus”, destaca Roberto Santos, diretor da Rio Artes Manuais.

Todos os detalhes do evento foram projetados para promover a conscientização sobre o cuidado com o meio-ambiente. Ecobags exclusivas da feira também serão comercializadas com o objetivo de reduzir a utilização de sacolas plásticas durante o evento.

“Teremos postos de coleta seletiva onde o lixo orgânico será enviado para compostagem, todos os resíduos da feira serão destinados de forma consciente. Todos os dias de manhã haverá uma aula sobre o descarte consciente”, diz Roberto Santos.

O Troca-Troca, stand para trocas de peças de artesanato produzidos pelos visitantes do evento também vai trazer uma proposta sustentável: as peças disponibilizadas no stand devem ser feitas de materiais reutilizados. Oficinas com foco em peças produzidas exclusivamente com materiais descartados ou sobras também serão oferecidas gratuitamente durante o evento.

Como nas edições anteriores, a feira também terá oficinas e acessibilidade para pessoas com deficiência, neste ano haverá um trabalho específico para pessoas com Síndrome de Down e também crianças e jovens portadores de câncer infanto-juvenil que recebem apoio do Instituto Ronald McDonald.

A Rio Artes também promoverá um desfile de roupas feitas a partir de materiais reutilizados, estreitando a relação da moda com iniciativas sustentáveis e demonstrando novos usos para itens que seriam descartados. O público poderá conferir um bate-papo com youtubers que possuem canais voltados para artesanato e costura. A conversa abordará como artesãos podem ensinar, vender e divulgar seus trabalhos através das redes sociais.

A feira é uma grande oportunidade para artesãos divulgarem e venderem seus trabalhos, além de terem acesso a informações sobre gestão de negócios. As principais empresas do setor, como Bradesco, Tintas Acrilex, Linhas Circulo, Dohler, terão stands com oficinas gratuitas e consultoria sobre orientação profissional.

Serviço:
13ª edição Rio Artes Manuais 
Local: Centro de Convenções SulAmérica  (Avenida Paulo de Frontin, nº 1 – Cidade Nova – Centro.)
Quando: de 20 a 24 março de 2019, das 10h às 19h
Ingressos e Informações: http://rioartesmanuais.com.br
Pontos de Venda: LOJAS CAÇULA http://lojascacula.com.br (a partir de janeiro de 2019)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -