- Publicidade -

Sob curadoria da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, Mostra Os Melhores Filmes do Ano acontece no CCBB

Publicado em:

O que aconteceu de melhor na produção cinematográfica em 2018 poderá ser conferida na 15ª edição da mostra Os Melhores Filmes do Ano, que acontece de 13 de fevereiro a 02 de março, no Centro Cultura Banco do Brasil.

Sob curadoria da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), filiada à Federação Internacional de Crítica de Cinema (FIPRESCI), a mostra traz para o público carioca a chance não só de ver ou rever os filmes que passaram pelos cinemas ano passado, mas de participar também de debates, homenagens póstumas e levar pra casa um catálogo com textos dos críticos da Associação sobre as obras presentes na lista dos melhores filmes. Haverá também sessões especiais com Audiodescrição e Interpretação em Libras e O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em reunião realizada em dezembro de 2018, os críticos da ACCRJ elegeram o filme Trama Fantasma, do aclamado diretor americano Paul Thomas Andersom, que conta a história de um renomado estilista inglês e seus relacionamentos – a obra levou o Oscar de melhor figurino e traz a última performance do agora aposentado ator britânico Daniel Day-Lewis. Segundo Ana Rodrigues, presidente da ACCRJ e crítica, a votação deste ano foi bem acirrada. Mas o rigor estético na construção da narrativa e um elenco em estado de graça fizeram a diferença para que a obra de Anderson fosse a escolhida pela Associação.

Entraram ainda na lista da ACCRJ as produções Nasce uma estrela, de Bradley Cooper, Em chamas, de Lee Changdong, Infiltrado na Klan, de Spike Lee, A forma da água, de Guillermo Del Toro, Pantera Negra, de Ryan Coogler, Me chame pelo seu nome, de Luca Guadagnino, Um lugar silencioso“, de John Krasinski, a animação Ilha de cachorros, de Wes Andreson, e o brasileiro As boas Maneiras, de Juliana Rosas e Marco Dutra. Vale lembrar que o formato de exibição dos filmes será o mesmo das salas de cinema de todo o Brasil. “Este ano, a mostra Melhores Filmes do Ano reúne a diversidade de gêneros cinematográficos em temáticas sociais contemporâneas. A excelência criativa de realizadores que traduzem na linguagem da imagem, visões universais sobre temas políticos, raciais e de gênero”, avalia Ana Rodrigues.

A mostra presentará quem for à mostra com catálogo recheado de textos produzidos pelos críticos da ACCRJ especialmente para a mostra: a cada cinco ingressos ganha-se um catálogo – sendo que cada pessoa só pode fazer a troca somente uma vez.

Na programação está também a homenagem da ACCRJ a quatro grandes diretores falecidos em 2018, com entrada gratuita na exibição dos filmes: Bernardo Bertolucci (“O último imperador” e “O último tango em Paris”) , Roberto Farias (“Pra frente Brasil” e “Toda donzela tem um pai que é uma fera”) , Milos Forman (“Amadeus” e “Um estranho no ninho”) e Nelson Pereira do Santos (“Boca de ouro” e “Memórias do cárcere”).

A Associação Brasileira de Cinematógrafos e a Cinemateca do MAM foram os escolhidos pela ACCRJ para receberem o Prêmio Melhor Iniciativa Cinematográfica de 2018 pela visita de Vittorio Storaro ao Brasil. O artista italiano tem na bagagem três Oscars por “Apocalypse now”, de Francis Ford Coppola, “Reds”, de Warren Beatty, e “O último imperador”, de Bernardo Bertolucci). A visita contou com a mostra ‘Escrever com a luz’, no Museu de Arte Moderna, masterclass e visita guiada.

Serviço:
Mostra Os Melhores Filmes do Ano pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil > Cinema I (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Datas: De 13 de fevereiro a 02 de março de 2019
Horários: consultar programação
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada), por sessão
Lotação: 98 lugares
Horários da Bilheteria: Das 9h as 21h. (tel.: 3808-2052)
Classificação: consultar programação por filme
Acesso para pessoas com deficiência: Sim

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -