Um dos mais importantes estúdios cinematográficos do mundo ganha uma retrospectiva em comemoração aos seus 25 anos e à revolução provocada na história da animação pelas suas técnicas e personagens inesquecíveis. Durante um mês, FÁBRICA DE SONHOS – MOSTRA DE ANIMAÇÃO exibirá, no CCBB Rio de Janeiro, 35 longas-metragens produzidos pelo fascinante mundo da DreamWorks Animation – uma seleção de filmes que vai de FormiguinhaZ(1998) a As Aventuras do Capitão Cueca, o Filme(2017) e que faz uma dobradinha imperdível com DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela, também em cartaz no CCBB até 15 de abril, que já recebeu um número recorde de visitantes em um mês de exibição. Tudo com entrada franca! Depois do Rio de Janeiro, a mostra será apresentada no CCBB Belo Horizonte (10 a 29/07). O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A DreamWorks produziu inúmeros sucessos e filmes que se tornaram clássicos. Em 2001, eles fizeram uma grande reviravolta no mundo da animação. Uma criatura verde, asquerosa, sem modos, se tornou um dos seres mais amados do planeta. Shrek encantou a todos com uma história sarcástica envolvendo o universo dos contos de fadas. A animação dirigida por Andrew Adamson e Vicky Jenson foi apresentada em competição no Festival de Cannes e conquistou o primeiro Oscar de Animação da história, desbancando a Disney, que concorria com Monstros S.A. 

“Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação apresenta ao público a trajetória do estúdio criado por três nomes poderosos de Hollywood – Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg, David Geffen -, que conseguiu driblar o começo abaixo das expectativas e promoveu uma mudança nos parâmetros dos filmes de animação realizados até então. Com produções que usam e abusam das citações ao universo pop, tendo no time de dubladores nomes de peso da indústria do cinema norte-americana, a DreamWorks é hoje um dos principais estúdios de animações do planeta, criador de vários sucessos elogiados pela crítica e reconhecidos pelo público como Shrek, que rendeu três continuações,Madagascar, Kung Fu Pandae Como Treinar Seu Dragão.”, comenta o curador Breno Lira Gomes.

A mostra promoverá dois debates com os temas “Uma revolução animada”, com o curador Breno Lira Gomes, a presidente de Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro Ana Rodrigues e o diretor de animação Marão, no dia 28 de março, às 19h; e “Dando voz a personagens animados”, com a atriz dubladora Miriam Ficher e os atores dubladores Lúcio Mauro Filho e Mario Jorge, mediação do crítico de cinema Rodrigo Fonseca, no dia 11 de abril, às 19h. Haverá também a master class “A fábrica de sonhos”, ministrada por Alexandre Juruena, organizador do Festival AnimArte! – Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil, entre os dias 3 e 5 de abril. As inscrições para a master class devem ser feitas pelo e-mail [email protected]

Serão realizadas três sessões especiais com recursos de acessibilidade – Madagascar (legenda descritiva, 1/04, 19h), Shrek (audiodescrição, 11/04, 13h) e Como Treinar o seu Dragão (interpretação em LIBRAS, 12/04, 19h). A mostra participa, ainda, da Semana de Conscientização do Autismo com sessões especiais, às 10h, nos dias 1º (Como treinar seu dragão) e 3 de abril (Trolls), numa parceria com o Educativo do CCBB e o projeto Sessão Azul, realizado pela instituição.

As pessoas que juntarem cinco ingressos de diferentes sessões ganham um catálogo produzido especialmente para a mostra com fotos, fichas técnicas, filmografia e textos inéditos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here