- Publicidade -

António Um Dois Três, coprodução Brasil Portugal , ganha trailer

Publicado em:

Primeiro longa-metragem dirigido por Leonardo Mouramateus, António Um Dois Três conta as aventuras e desventuras de António, um jovem lisboeta que vive as dúvidas e inseguranças comuns dos jovens-adultos na casa dos vinte anos.

Inspirado no livro “As Noites Brancas”, de Dostoiévski o filme “reverbera o enredo do romance naquilo que toca à juventude, ao encontros furtivos amorosos, e à atmosfera de sonho. Há ainda um certo ardor melancólico, promessas de futuro, assim como desilusões que unem o filme ao livro – mas talvez todos esses elementos lá estão porque são questões que atravessam o tempo, e está presente na vida de todo mundo em algum momento da vida. Li o romance pela primeira vez pouco tempo depois de chegar a Lisboa, e assim como várias outras referências essa reverberou em mim, e seu DNA acaba por se sentir no filme”, explica Mouramateus.

Coprodução Brasil e Portugal, o longa explora de forma bastante interessante as diferenças culturais entre os dois países. Nascido em Fortaleza, Leonardo dirigiu diversos curtas-metragens no Brasil e foi morar em Lisboa para estudar na faculdade de Belas-Artes. Segundo ele, o projeto do longa nasceu de forma natural. “Vivendo faz pouco tempo em Lisboa, entrei em contato com o Miguel Ribeiro (produtor), e logo depois conheci o Mauro Soares, ator que faz o António. Tínhamos algumas idéias, e toda a concepção da obra surgiu desse e de outros encontros, com a Deborah Viegas, e com a Aline Belfort por exemplo. Nossa idéia era fazer um pequeno filme, de cerca de 30 minutos, a cada 6 meses, com baixo-orçamento, seguindo um mesmo personagem, sem saber exatamente o rumo que a história desse rapaz tomaria. Aos poucos mais parceiros se juntaram ao projeto, e dois anos depois o filme estreou no Festival de Rotterdam”, ele complementa.

Após sua estreia no festival Holandês, “António Um Dois Três” participou de diversos festivais pelo mundo como 19 BAFICI (Argentina), Indielisboa (Portugal), Filmadrid (Espanha), Pesaro International Film Festival (Itália), Taipei Film Festival (Taiwan), Hamburg Film Festival 2017 (Hamburgo), Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2017 (Brasília), Mostra Cinema e Resistência (Fortaleza), Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 23º Caminhos do Cinema Português (Coimbra) – onde ganhou, melhor filme, melhor filme da crítica, e prêmio revelação para o ator Mauro Soares, Crossing Europe Film Festival (Áustria) – onde ganhou melhor filme, entre outros. No Brasil ele estreia comercialmente dia 28 de março pela Olhar Distribuição.

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -