O Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro traz ao público mais uma exposição internacional, desta vez é a “Bela – Bienal Europeia e Latina Americana de Arte Contemporânea”.

O evento já está na sua 4 edição, teve início em Portugal, na Cidade do Porto em 2012. Como o projeto acontece uma versão na Europa e outra na América Latina, sua segunda edição foi no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro e sua terceira edição aconteceu na cidade de Helsinki na Finlândia.

O evento apresenta, portanto, a característica de promover um encontro de arte europeia e latina americana, reunindo artistas nórdicos, apresentando um diálogo consistente entre culturas distintas, por meio da exposição de obras de arte que reúne: fotografia, pintura, gravura, street-art, objetos e instalação.

A promoção deste diálogo intercultural, mostrando ao público em geral o que artistas de diferentes culturas estão desenvolvendo na arte, estando de acordo com a premissa institucional da AVA Galleria, que é a de promover eventos que se destacam pela diversidade estilística, assim como iniciam ou consolidam a carreira do artista em âmbito internacional. A AVA Galleria é sediada em Helsinque, na Finlândia, e desde 2006 vem realizando exposições não só em Helsinque, como também em cidades como Paris, Londres, Berlim, Rio de Janeiro e Osaka, entre outras. O projeto tem a curadoria do produtor cultural Edson Cardoso, proprietário da AVA Galleria em Helsinki

O projeto tem a finalidade de reunir artistas contemporâneos dos dois continentes, Europa e América Latina. Da Europa teremos representantes da: Finlândia, Suécia, Dinamarca, Itália, Holanda, Islândia, Alemanha, Portugal, Suíça e França.

Nessa edição de 2019 a Bela Bienal terá a participação de obras do apresentador Gugu Liberato, que passou a ter um novo hobby, o de transformar rolha de vinho, em obra de arte. Convidado pelo curador Edson Cardoso para participar da BELA Bienal o apresentador, vai contribuir com duas obras; uma em homenagem a Frida Kahlo e a outra, uma garrafa de vinho.

Como o tema da mostra é sobre sustentabilidade, a obra do Gugu está bem dentro da proposta, quando ele transforma rolhas, em obra de arte. Guga vai ganhar uma sala especial só para mostrar as obras dele no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, onde será possível, apreciar seu trabalho.

 Serviço:
Exposição: BELA – Bienal Europeia e Latina americana de arte Contemporânea
Visitação: 28/03/2019 até 12/05/2019, terça a domingo das 12:00hs ás 19:00hs.
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here