- Publicidade -

Desvio realiza mostra que reúne obras e intervenções dentro da piscina, em Queimados

Publicado em:

A Desvio abre o seu calendário de 2019 com novidades: a primeira delas é o lançamento do projeto Desvio Convida, uma ação que acontecerá em cada estação do ano em locais periféricos do Rio de Janeiro, integrando arte contemporânea com um dia de vivências, encontros e diversão. A primeira edição Artes Aquáticas – Verão em Queimados, no dia 24 de março, domingo, das 10h às 17h, no município da Baixada Fluminense. A exposição será realizada com obras e intervenções artísticas dentro da piscina. Além da mostra, a data será marcada, também, com uma feira de arte, onde as obras serão vendidas a preços acessíveis, rodas de samba e de capoeira e encerrará com um baile charme, que começará após o término da exposição.

A escola de natação popular Centro Esportivo e Educacional Golfinhos da Baixada, receberá o evento. A mostra Artes Aquáticas envolve performances, intervenções, ações, jogos e instalações que acontecerão dentro da piscina. Alguns trabalhos foram elaborados com material impermeável; outros irão se desfazer. Participam da mostra: Aleta Valente, Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda, Amauri Souza, Ana Almeida, Bia Gonçalves, Bianca Almeida, Bruno Portella, Camilla Braga, Clara Machado, Daylane Marinho, Davi Marcos, Dom Avelino, Elisa Castro, Gabriel Fampa, Isadora Espíndola, Léo Silva, Lucas Almeida, Mariana Maia, Marcus, Mônica Coster, Rafael Amorim e Ton Almeida.

A artista Elisa Castro fará um desdobramento da pesquisa das bandeiras, fruto da exposição realizada recentemente, onde crianças bordavam seus medos. Agora os objetos serão boias, onde crianças poderão desenhar e escrever seus medos e usar as boias em seguida. O artista Gabriel Fampa “construiu” um bloco de gelo gigante com água do mar, que vagará na piscina até se desfazer por inteiro.

“A Desvio está interessada em construir diálogos com os espaços que ocupa e, assim, convidou diversos artistas a colocar seus trabalhos dentro da piscina. O lazer como um ato artístico e político. Corpos expostos que dançam e se relacionam. O receio de imergir na piscina e na profundidade. O tato em evidência, a água refrescando, os corpos que se tocam e se esbarram. Como se faz uma exposição na água? Autodeclarada em construção, a Desvio se caracteriza justamente por sua abertura às práticas experimentais, compreendendo a importância de exercitar outras possibilidades entre curadoria e arte-educação”, declara a curadora do evento, Daniele Machado.

“A Desvio Convida também tem o objetivo de fomentar a circulação econômica entre jovens artistas e novos compradores. O trabalho vendido a um preço acessível rompe com a ideia ser restrita apenas à elite o consumo de obras de arte, propondo, assim, um mercado de arte alternativo e popular”, afirma o curador do evento, João Paulo Ovídio.

Além disso, a Desvio se interessa em oferecer um dia de experiências artísticas ao público e proporcionar o encontro de agentes culturais, educacionais e políticos, tanto os atuantes nos locais quanto os de fora. Os participantes do evento poderão entrar na piscina para se despedir do verão.

SERVIÇO:
 ARTES AQUÁTICAS – VERÃO EM QUEIMADOS
LOCAL: Centro Esportivo e Educacional Golfinhos da Baixada: Rua Antônio Sobreira Sobrinho, 3 – Vila Nascente – Queimados – RJ (antiga piscina do Free Willy)
DATA: 24/03/2019, domingo
HORÁRIO: das 10h às 17h
ENTRADA GRATUITA

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -