- Publicidade -

“O Cavaleiro Amarelo” mistura realidade e delírio, buscando combater a desinformação sobre o vírus HIV

Publicado em:

Completando nove anos, a Multifoco Companhia de Teatroestreia no teatro daCasa de Cultura Laura Alvim de 15 de Março a 07 de Abril o espetáculo “O Cavaleiro Amarelo”. Sob direção de Ricardo Rocha, o texto inédito de Felipe Pedrini foi um dos vencedores do Edital Novos Talentos 2018 promovido pelo Firjan / SESI Cultural e traz à tona investigações acerca da epidemia do vírus HIV a partir de meados da década de 1980. Buscando combater a desinformação sobre o vírus e desvincular estigmas que o relaciona à população homoafetiva, o texto também se insere na luta pela garantia de direitos LGBTI+.

“Diante das constantes agressões sociais, do retrocesso das políticas públicas e do cinismo por trás dos argumentos, tocar em temas como o HIV e AIDS é como remexer algumas páginas da nossa história e memória, na intenção premente de evitar o esquecimento das lutas e das conquistas em determinados eixos sociais da população. Nossa principal motivação é quebrar os estigmas que faz crer que toda pessoa infectada pelo HIV está doente e à beira da morte, imagens que foram construídas durantes anos de desinformação e campanhas truculentas que só faziam aumentar o preconceito com soropositivos. O HIV é um vírus resistente às defesas naturais do corpo humano e, como qualquer vírus, possui um tratamento”, enaltece Ricardo, diretor da companhia, que contou com a consultoria de um soropositivo no processo de montagem e fez parceria com o Grupo Pela Vidda, que em 2019 completa 30 anos de atividades ininterruptas.

Não linear e dividida em quadros, a peça é composta por cenas alegóricas que explicitam a relação que a sociedade e os dispositivos institucionais têm com os soropositivos até hoje. “Nascemos de camisinha em punho e aprendemos a coloca-la não apenas no pênis, mas também na vida, em todo o nosso ser. Aprendemos a nos afastar das pessoas. Aprendemos a ter somente contatos seguros e assépticos, a nos proteger em bunkers, atrás de computadores, redes sociais e aplicativos de celular. Aprendemos a nos esconder. Aprendemos a nos prevenir contra o medo, a solidão, a dor, a tristeza. Aprendemos a nos anestesiar, quando nada disso funciona”, ressalta Felipe Pedrini.

“A metáfora neste espetáculo está subjetivamente associada à ignorância, que é capaz de matar muito mais do que qualquer vírus. Hoje o Brasil é referência no tratamento de HIV através das políticas públicas gratuitas, e conseguimos exportar nossos métodos de tratamento e gerenciamento para o mundo. Ao lado da França e da África do Sul, compomos o tripé que possui tratamento gratuito para HIV e Aids. Os estigmas são muitos e precisamos combatê-los, impedindo que esse cavaleiro amarelo da ignorância continue levando mais vidas”, finaliza Ricardo.

SERVIÇO:
“O CAVALEIRO AMARELO”
Temporada: 15 de março a 07 de abril de 2019
Horários: Sextas e sábados às 20h / Domingos às 19h
Local: Teatro Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema)
Bilheteria: Terça a sexta – 16h às 21h / Sábado – 15h às 21h / Domingo – 15h às 20h
Duração: 60 minutos
Classificação:14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -