- Publicidade -

Os Intocáveis: Brian de Palma retrata a queda de Al Capone

Publicado em:

Durante a década de 1930, os EUA estão em uma rigorosa doutrina da Lei Seca, que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas. Contudo, um homem criará um império baseado no tráfico de bebidas. Conhecido como um dos maiores mafiosos da história, Al Capone comprou vários figuras de autoridade para sua proteção, tornando-se intocável para a lei. Só que ele não contava com um grupo de quatro policiais honestos, uma das forças mais implacáveis da América do Norte, a Receita Federal dos EUA.

Quando se lê assim, que o mega mafioso de Chicago foi preso por sonegação de impostos, soa ridículo e engraçado. Mas aí que entra a genialidade do diretor mostrando que não foi tão fácil o processo de construção do filme que foi indicados a vários prêmios da industria.

A   adaptação do  livro homônimo de Oscar Fraley e Eliot Ness (um dos policiais que participaram da prisão de Capone) traz  Ness (Kevin Costner) um policial que se torna chefe de uma força tarefa para acabar com o tráfico de bebida, e, se possível, prender Al Capone. O problema é as grandes autoridades eram corruptas e os que não eram ficavam em silêncio por amor a suas vidas. Até Eliot conhece Jim Malone (Sean Connery), um policial correto, no melhor sentido da palavra. Ele segue a lei e sabe como jogo da corrupção funciona. Por isso que ele nunca foi mais que um policialzinho de rua, porque ele não se corrompia. Malonne monta uma equipe composta por George Stone (Andy Garcia), o melhor atirador da Academia de Polícia; Oscar Wallace (Charles Martin Smith), um agente da Receita que descobriu a sonegação de imposto. Os quatro chegam a conclusão que se seguirem a o dinheiro de Capone, eles vão achar seus crimes.

Os personagens são incríveis, sem exceção! Al Capone é interpretado por ninguém menos que Robert De Niro, em uma de suas melhores atuações. É muito interessante ver como o personagem de Costner vai de um paladino da justiça para um policial irado, e amargurado com o sistema. O trajeto dos personagens, de todos, é muito bem construído. Sean Connery ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, e não para menos. Malonne é o policial velho, que se torna meio que o tutor de Elliot para esse mundo corrupto da polícia. O personagem Garcia é um italiano que quer provar que nem todos eles são criminosos, e ele também participa com de umas das cenas mais icônicas do cinema, a cena do bebê na escadaria. A luta do grupo contra Al Capone evoca até um ar de os Três Mosqueteiros, já que se tornam muito íntimos, e ligados.

Os Intocáveis é uma das melhores obras sobre mafia, assim como Scarface de De Palma, e O Poderoso Chefão de Francis Ford Coppola.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -