- Publicidade -

CCBB recebe “DENTRO” solo sobre ancestralidade e feminino

Publicado em:

O Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil recebe, de 24 de abril a 26 de maio de 2019, de quarta a domingo às 19h30, a temporada de estreia do monólogo DENTRO, com dramaturgia de Diogo Liberano, direção de Natássia Vello e atuação de Laura Nielsen. A montagem – que celebra 10 anos de existência da companhia Teatro Inominável – apresenta a história de Leonor, uma mulher de 40 anos que se reencontra com suas falecidas antepassadas para tomar uma xícara de café.

Leonor (Laura Nielsen) acolhe o público na mesma sala de estar onde outrora suas antepassadas viveram, serve café aos espectadores ali presentes e mostra a eles algumas fotografias das mulheres de sua família. Pouco a pouco, instaurando um clima de intimidade com os presentes, a protagonista inicia um mergulho em seu passado buscando compreender melhor a sua própria história. DENTRO apresenta uma reflexão sobre o vínculo – nem sempre visível – entre uma história pessoal e subjetiva e outra mais geral e objetiva, a história oficial dos fatos e acontecimentos culturais, sociais e políticos do Brasil.

Para compor a narrativa da peça, a atriz Laura Nielsen, a diretora Natássia Vello e a assistente de direção e produtora Clarissa Menezes, fizeram uma vasta pesquisa sobre a história recente do Brasil, mirando os acontecimentos de nosso país pelo ponto de vista da mulher em nossa sociedade. Em paralelo, também compartilharam documentos biográficos de suas famílias numa investigação sobre a ancestralidade. Em parceria com o dramaturgo Diogo Liberano, esses dois temas – ancestralidade e feminino – se misturaram e geraram uma narrativa na qual realidade e ficção estão de mãos dadas.

“Sentimos a necessidade de olhar para a nossa própria história e questioná-la. É fundamental enxergamos os nossos privilégios. Assumir os nossos preconceitos. E também observar e cuidar das nossas fragilidades”, afirma a assistente de direção Clarissa Menezes, que trouxe à dramaturgia textual uma carta escrita em 1944 por seu avô, na qual ele explica para sua futura esposa, avó de Clarissa, como ela deveria se comportar como mulher e sua namorada.

Para a diretora Natássia Vello, “não se trata de contar uma história biográfica nem de transformar os fatos da história, mas de criar histórias. A partir dessa mistura de ficção com dados oficiais da história de nosso país, nos interessou quais reflexões poderiam se abrir”. Essa operação de desvio, que modifica o curso “natural” dos eventos, não é apenas um procedimento utilizado na criação, mas também a própria ação da personagem.

Durante o processo de criação, reconheceu-se que cada época determina aquilo que passa a considerar certo ou errado. Porém, ao mirar uma época por uma perspectiva mais vasta e histórica, percebe-se que certo e errado – verdade e mentira – são categorias relativas que estão sempre rendidas pelo momento presente. Ao mergulhar em seu passado e no de suas antepassadas, a protagonista abre questionamentos sobre assuntos que participam da história dessas mulheres, tais como a escravidão, o racismo, a maternidade e a condição de subordinação da mulher em nossa sociedade.

Serviço
DENTRO
Temporada: de 24 de abril a 26 de maio de 2019*
Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Dias e horários: de quarta a domingo, às 19h30
Lotação: 30 lugares
Classificação indicativa: 14 anos
Funcionamento da bilheteria: de quarta à segunda-feira, das 09h às 21 horas.
* Nas sextas-feiras 26/04, 03/05, 10/05, 17/05 e 24/05, após o espetáculo, haverá um bate-papo junto à plateia, com a presença da equipe de criação do espetáculo, integrantes do Teatro Inominável, além de convidadxs.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -