- Publicidade -

“EDUCAÇÃO SIBERIANA” situa o embate ideológico entre os irmãos Boris e Yuri, sobre o governo Gorbatjov

Publicado em:

Peça inédita no Brasil “EDUCAÇÃO SIBERIANA” situa o embate ideológico entre os irmãos Boris e Yuri e dialoga historicamente com o momento pós abertura política e econômica do governo Gorbatjov, quando diversos setores da cultura Soviética começaram a vivenciar as consequências do avanço do imperialismo americano, que invadiu os países satélites da ex URSS.

Com este pano de fundo, a comunidade tradicional dos “Siberianos” passa a ser ameaçada por policiais corruptos e um poder paralelo que se assemelha a milícias. Boris, dedicado e fiel aos ensinamentos da tradição, que respeita os idosos e procura espelhar–se neles, vê a sua comunidade em xeque, frente a possibilidade de um novo futuro. Yuri, por sua vez, está pronto a romper todas as regras siberianas e trair a própria comunidade e a cultura local tradicional, por causa do dinheiro e de seu sonho americano. Entre os dois está o velho avô Kuzia, que tenta resistir e manter a tradição dos siberianos, apesar do impacto devastador do frenesi indústria do consumismo ocidental moderno. É ele que transmite os valores da comunidade: a amizade, a lealdade, a partilha dos bens.

A história representa, metaforicamente, o modelo do conflito típico desenvolvido pelo fim da União Soviética e o início do livre mercado, à entrada da globalização e

das tendências e culturas americanas no “novo” país. Os conflitos étnicos sempre existiram e sempre existirão, porque servem de desculpas para outros tipos de conflitos, como os religiosos, territoriais ou econômicos”, revela Sergi Arcaj.

A novidade, dizem os especialistas, é a frequência com que esses embates étnicos têm ocorrido, após o fim da Guerra Fria na década de 1990, bem como o alcance conseguidopelos mesmos. O resultado é um drama moderno, que fala do ser humano contemporâneo, da traição de si mesmo, da batalha interna entre o eu e o mundo ilusório, oferecendo um retrato realista dos siberianos, povo de origem siberiana deportado nos tempos do stalinismo para a cidade de Bender, hoje pertencente à Moldávia.

SERVIÇO
“EDUCAÇÃO SIBERIANA”
Teatro I SESC Tijuca (Rua R. Barão de Mesquita, 539 – Tijuca)
Temporada de 12 de abril a 05 de maio
Horários: De sexta a domingos às 20h00
Duração: 80 minutos
Classificação: 18 anos
Gênero: Drama

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -