- Publicidade -

Instalação de Helio Rodrigues com participação de crianças e adolescentes do Projeto Eu Sou

Publicado em:

Como eu me vejo? Como você me vê? Ao contemplar as telas de 34 adolescentes moradores da favela do Jacarezinho e assistir ao pequeno documentário sobre o processo vivido por eles, podem-se colher algumas respostas. As telas e o filme compõem a instalação ASSIM ME VEJO, criada pelo artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues e que estará em cartaz de 4 a 30 de maio na Casa França Brasil. A exposição tem a intenção de desconstruir os olhares estereotipados e discriminadores que produzimos sobre o retrato humano.

“Queremos fazer com que, enquanto os visitantes assistem à capacidade expressiva e sensível dessas crianças e adolescentes, repensem a imagem que esses jovens da favela comumente representam para a sociedade”, defende Helio Rodrigues.

Com a arte as crianças respondem aos visitantes: ASSIM ME VEJO. E para os visitantes fica a pergunta: será que a imagem que me representa é apenas aquela que vejo refletida no espelho ou capturada pela fotografia?

Ao entrar na Casa França Brasil o público começa a ser sensibilizado num primeiro ambiente repleto de fotografias em preto e branco de corpo inteiro e em tamanho natural dos jovens coautores, impressas sobre tecido transparente. A ideia é criar com esses panos uma “barreira frágil”, que o visitante precisa transpor para entrar em contato com 34 grandes telas dos 34 participantes com idade entre 9 e 16 anos.

– A vida contemporânea difunde uma cultura regida pela imagem, como critério capaz de definir pessoas como se fossem coisas. Dentro desse modelo cada vez mais concreto de comportamento, desenvolvem-se preconceitos e discriminações e é assim que grupos sociais se encerram em suas caixas. A arte não se encaixa, por ser transgressora, transita e se alimenta justamente das diferenças. Essa exposição reforça o poder da arte, tanto para lidar com o diverso quanto para fortalecer a subjetividade que nos particulariza e fortalece. Quer mostrar o que de mais genuíno pode representar os indivíduos: a riqueza da diversidade e suas tão variadas formas de representação e expressão. Nossa imagem vai muito além do espelho ou de uma selfie – reflete o autor.

PROJETO EU SOU
O projeto Eu Sou foi idealizado pelo artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues em 2003 e efetivamente implantado e coordenado por ele a partir de 2004. Ampliado e sempre em processo de amadurecimento, mantém intactos os seus propósitos iniciais, que sempre foram os de resgatar e fortalecer identidades de crianças e adolescentes da periferia social através da arte.

A fertilidade das ocorrências observadas durante o processo de desenvolvimento dos alunos determinou a necessidade de se produzir instalações e exposições, algumas pequenas outras de maior vulto, como é o caso das instalações: “O Muro” em 2014, “No espaço entre nós” em 2017, “No solo da Arte” em 2018 e agora, em 2019, “Assim me vejo”. Todas idealizadas por Helio Rodrigues em parceria com as crianças e os professores do projeto.

Serviço
“ASSIM ME VEJO”
Casa França Brasil: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
De 04 a 30 de maio
De terça-feira a domingo, de 10h às 20h
Entrada Franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -