- Publicidade -

Marcelo Falcão estreia turnê de seu primeiro álbum solo, “Viver”

Publicado em:

A Fundição Progresso recebe na sexta-feira, 26 de abril, Marcelo Falcão, na estreia carioca da turnê de seu primeiro álbum solo, “Viver”. A noite vai começar com dois shows completos das bandas Oriente e Ponto de Equilíbrio. Como costumam brincar os fãs de reggae, “coloca o capacete aí, que lá vem pedrada!”. O termo é usado para descrever as mais empolgantes gravações do ritmo jamaicano e de outros gêneros musicais a ele relacionados (dub, ragga, rocksteady, ska, etc). E pedrada é o que não falta no primeiro álbum solo de Marcelo Falcão, que por 25 anos colocou voz, carisma, melodias marcantes e uma entrega imensa nos palcos a serviço de um grupo que pode ser incluído sem favor algum entre os três mais importantes do país de 1990 para cá.

Sua aguardada estreia individual trilha, a partir da indissociável trajetória à frente do Rappa, rotas por roots, rock, reggae, pop, hip hop, mar e ar, em receitas e vibes pessoais e intransferíveis. O lendário maestro e arranjador Arthur Verocai (Jorge Ben, Marcos Valle, Gal), que contribui com belíssima orquestração na épica faixa “Eu Quero Ver o Mar”, sintetizou bem na observação que fez para Falcão: “Você fala as coisas sérias sem rancor”.

Marcelo Falcão avisa que está botando o bloco “na humildade”, usando a voz para “falar coisas direto do coração”, seguindo caminhos que foram se apresentando naturalmente ao longo dos últimos anos. “A grandiosidade eu deixo para o que fizemos no Rappa”, pontua.

Mesmo envolvido com a turnê de despedida do grupo, ele foi acumulando ideias e esboços de canções em cerca de 650 arquivos de gravação, cuidadosamente organizados por seu irmão, Vinicius Falcão. A escolha do parceiro para produtor do disco saiu a partir de décadas de afinidade. Mas foi definida por um encontro casual no Baixo Gávea, no Rio de Janeiro, com Felipe Rodarte, que comanda, junto com Constança Scofield, o estúdio Toca do Bandido, fundado por Tom Capone (1966-2004), de histórica importância para o Rappa e para o pop/rock nacional. “Sou timidão, mas quando os vi, pensei: ‘Ih, tá resolvido!'”, explica o cantor.

Falcão botou em prática muito do que aprendeu nos anos de janela, ralando e criando em estúdio com feras como Liminha, Bill Laswell, Dennis Bovell, como o uso sagaz de microfones diversos em uma mesma faixa. E também botou as manguinhas de fora tocando sintetizador, synth de baixo, violão, caixa de fósforo e a clássica “guitarra pica-pau” do reggae.

Doze das 13 faixas levam a assinatura de Marcelo Falcão. A quarta, “Mais Leve Que o Ar”, em parceria com o mestre pernambucano Lula Queiroga, tem scratches, concisão e grande apelo pop. “Ele escaneou minha alma”, elogia Falcão.

SERVIÇO
MARCELO FALCÃO
Show de Lançamento do álbum “Viver”
Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 – Lapa
Data: 26 de abril de 2019, sexta-feira
Abertura da casa: 22h
Show Oriente: 23h
Show Ponto de Equilíbrio: 00h15
Show Marcelo Falcão: 01h30
Classificação etária: 18 anos (menores a partir de 16 anos entram acompanhados dos responsáveis legais, mediante documentação)
Palco: arena
Capacidade: 5 mil pessoas

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -