“Paulo Freire, o andarilho da utopia” é um ato “cenopoético” inspirado na trajetória e obra do patrono da educação brasileira, indicado ao prêmio Nobel da Paz em 1993. Com encenação de Luiz Antônio Rocha, o espetáculo inédito, tem dramaturgia de Junio Santos e marca os 40 anos de atividade artística do ator e palhaço Richard Riguetti, fundador do grupo Off-Sina e da Escola Livre de Palhaço – ESLIPA.

Peça derrama no palco a trajetória e os causos de um dos mais notáveis pensadores da história da educação mundial. O espetáculo propõe uma reflexão, mostrando a sociedade e o planeta em constante mudança através da ótica Freiriana, misturando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua.

“Ler a vasta obra de Paulo Freire é necessário e prazeroso. Complicado é – entre tantas palavras e textos significativos – extrair o conteúdo da dramaturgia. Por isso, criamos roteiros cenopoéticos, temperados com cantigas, poemas, com cheiros de vida e cheiros de gente, para propagar a esperança que não cansa na voz, no corpo, na força que desejamos imprimir com o espetáculo”, explica Junio Santos.

A encenação de Luiz Antônio Rocha (‘Frida Kahlo, a Deusa Tehuana’; ‘Brimas’ e ‘Zilda Arns, a dona dos lírios’) propõe uma estrutura narrativa que leva a um lugar de ideias e reflexão. Ele explica: “O brasileiro gosta de histórias. Gosta de pessoas que inventam, que abrem caminho, que enfrentam desafios, que são corajosas. O brasileiro está imerso em crenças fortes, em uma diversidade e cultura preciosas. Nossa brasilidade carrega paixão e acolhe arte antes mesmo de saber que é arte. Assim trazemos a presença iluminada de Paulo Freire através de uma dramaturgia que abarca formas brincantes como o circo e o teatro de rua. Essa brincadeira que propomos rompe barreiras de tempo e lugar. Nos leva à lua, um lugar de exílio e reflexão. Traz o encanto das palavras encharcadas de significados tão amorosas de Paulo Freire e de suas ideias. São ideias mais que nunca atuais, vivas e necessárias diante da realidade que neste momento nos envolve” destaca o diretor.

Após 30 anos dedicados ao teatro de rua, Richard Riguetti retorna aos palcos com esse projeto cênico, idealizado por ele e Luiz Antônio Rocha há oito anos. “Não conseguimos viabilizar o espetáculo antes por falta de agenda. Hoje não consigo imaginar melhor forma de celebrar 40 anos de trajetória artística, encenando um texto com as ideias tão vivas e inspiradoras de Paulo Freire”, comenta Richard.

Richard Riguetti estreou nos anos 70, ao lado de Ary Fontoura, Raul Cortez, Vera Holtz, Lucélia Santos e Guilherme Karan, com a premiada peça “Rasga Coração” – peça proibida pela censura e que se tornou símbolo de luta. Anos depois, atuando no teatro de rua, Richard se dedicou à arte da palhaçaria, fundou o Grupo Off Sina de circo-teatro e com ele surgiu seu grande personagem, o Palhaço Café Pequeno. A vivência como palhaço traz vigor e lirismo, essenciais para a cena, como explica Richard.

“O palhaço tem como função social reconstituir o tecido emocional da população. O Vianinha dizia ‘o homem ri, porque crê. Porque acredita no futuro, vislumbra um futuro melhor’. Durante o processo de criação, percebemos que Paulo Freire também tem essa linha de pensamento, especialmente quando ele diz ‘eu carrego nos olhos o brilho do menino’. Por conta dessas ‘coincidências’, acredito que Vianinha muito provavelmente estudou e se inspirou em Paulo Freire. Por isso, vejo como natural trazer a figura do palhaço para o espetáculo – não como o engraçado, mas como sujeito que busca novas possibilidades e que reafirma, dentro de cada um, a fé. Arrisco dizer que o palhaço traz os olhos de Paulo Freire, uma vez que esse grande homem sempre olhou o mundo com curiosidade, como se fosse sempre a primeira vez, na busca de aprender alguma coisa e trocar com ele”.

SERVIÇO:
“PAULO FREIRE, O ANDARILHO DA UTOPIA”
TEMPORADA: de 4 a 26 de maio de 2019 | Sábados e domingos |HORÁRIO: 19h
LOCAL: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here