A quarta edição do Sesc EntreDança – considerado um dos maiores eventos de dança do país – começa dia 30 de abril e se estende até 2 de junho de 2019 no Rio de Janeiro, em cinco unidades do Sesc RJ na capital (Copacabana e Ramos), Região Metropolitana (Niterói e Nova Iguaçu) e Interior (Nova Friburgo), além de espaços públicos e de parceiros, com 75 apresentações de 14 grupos do Rio de Janeiro, São Paulo, Togo e Moçambique.

Dos 14 espetáculos, 11 são inéditos no Rio ou estão estreando nacionalmente no estado. Nesta edição, o evento – que rendeu ao Sesc RJ a indicação ao Prêmio Cesgranrio 2018 na categoria especial – traz como tema “O corpo negro”. Com curadoria do Sesc RJ e co-curadoria da artista, pesquisadora e docente Carmen Luz, o Sesc EntreDança 2019 mostra um conjunto multifacetado de obras de dança criadas e executadas por artistas, negros e negras, de diferentes gerações, percursos, estéticas, metodologias, classes, pontos-de-vista e pertencimentos.

A programação busca o reconhecimento pleno dos fazeres e moveres destes artistas – no palco e fora dele, estimulando a construção de novas compreensões sobre os diversos lugares de fala e reivindicações dos mesmos.

Espaços que integram a cartografia da dança negra na cidade também recebem atividades. São eles a Casa do Jongo, a Escola Carioca de Danças Negras, a Roda Cultural de Olaria, além do Terreiro Contemporâneo, berço da Segunda Black, projeto vencedor do Prêmio Shell 2018.

O destaque desta edição fica por conta da estreia nacional de “Influx”, espetáculo do moçambicano Pak Ndjamena. Serão duas sessões: a primeira no Sesc Ramos, dia 3 de maio, e a segunda no Sesc Copacabana, dia 5. Trata-se de uma instalação em movimento, onde o corpo se transforma num objeto humano que se move ao som de uma máquina de costura. A montagem inspira a reflexão sobre a migração, não de pessoas entre fronteiras geográficas e políticas, mas sim de ideias e objetos carregados por pessoas no espaço urbano.

Entre as atrações nacionais – de São Paulo e Rio de Janeiro – está “Olho nas costas e um riso irônico no canto da boca”. Concebida e performada por Luciane Ramos-Silva (SP), a montagem inédita no Rio de Janeiro reflete sobre corpo e cultura, apresentando uma dramaturgia onde a dança é entrecortada por palavra e texto. Destacada preparadora de elenco, assistente de direção e preparadora corporal, Cristina Moura (RJ) volta à cena da dança com “ÄGÔ – Um Solo de Cristina Moura”. A artista compartilha um processo de criação aberto com o público, convidando a pensar sobre questões do mundo atual por meio de memórias e vivências pessoais e de textos de pensadoras e poetas consagradas. Já o coreógrafo Rubens Barbot (RJ) apresenta “Dança Naná e outras coreografias”. Trata-se de uma releitura do primeiro sucesso internacional da companhia (Dança Naná, 1993) e outras peças, que, juntas, celebram os 30 anos de atividade do grupo. Em diálogo com o público jovem, as danças urbanas e o passinho carioca integram a programação na intervenção Batalha de ritmos!, onde os bailarinos de cada estilo desafiam um ao outro em uma competição pela performance mais virtuosa. De um lado, os Imperadores da Dança (RJ), que tem como líderes MC Isaque, Severo 25 e Iguinho imperador, considerados relíquias do passinho. Do outro lado, com vinte anos de atuação na cidade de Mesquita (RJ) a GW Cia de Performance, defendendo o hip hop e seus estilos. A batalha acontecerá em Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu e Olaria ao longo de todo o mês de maio.

Além dos espetáculos, a programação conta com 72 horas de atividades formativas, como debates, oficinas e intercâmbios entre companhias, que serão distribuídas entre as unidades do Sesc e parceiros como o Jardim do Centro de Artes da UFF, o Departamento de Artes Corporais da UFRJ e a Faculdade Angel Vianna. Serão oferecidas seis oficinas gratuitas ministradas pelos próprios artistas. Entre elas, oficina de jongo, passinho carioca, danças tradicionais moçambicanas e do oeste da África e partilhas de procedimentos criativos de grupos. As inscrições e informações devem ser solicitadas pelo e-mail entredanca@sescrio.org.br.

A programação completa está disponível em www.sescrio.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here