- Publicidade -

18ª edição da Mostra do Filme Livre chega ao CCBB RJ

Publicado em:

Depois de ter passado por São Paulo e Brasília, a Mostra do Filme Livre termina a edição de 2019 no CCBB Rio de Janeiro, de 08/05 a 03/06 – espaço onde debutou em 2002. Conhecida por evidenciar a produção independente, a “Mostra do Filme” Livre traz filmes feitos sem verbas públicas ou sem grandes patrocínios, e de viés autoral, além de ser a pioneira na exibição de filmes de diferentes formatos, gêneros, durações e épocas. Este ano a Mostra do Filme Livre exibirá 155 filmes de diferentes partes do país.

Além da exibição dos filmes de novos realizadores, a mostra destaca as homenagens ao cineasta mineiro Sylvio Lanna e ao jornalista e superoitista pernambucano Geneton Moraes Neto, com exibições de seus filmes e debates sobre a obra destes dois mestres do audiovisual. A MFL também fará a sessão Especial Júlio Bressane, exibindo seus dois trabalhos mais recentes: “Sedução da Carne” e “Nietzsche Sils Maria”. A MFL 2019 é dedicada às memórias de Geneton Moraes Neto (1956/2016), Geraldo Veloso (1944/2018) e Ricardo Boechat (1952/2019). Os pequenos também terão seu espaço com a Mostrinha Livre: sessões especiais com exibição de curtas infantis, alguns feitos por crianças – os alunos do Instituto Marlin Azul, do ES, que participam todos os anos com filmes cada vez mais interessantes e bem feitos, este ano têm 3 curtas dentro da Mostra.

Para completar a programação, a Mostra do Filme Livre promoverá debates, palestras e oficinas. De 17 a 19 de maio acontecerá o curso DISTRUKTUR, com Gustavo Jahn, que através de projeções e conversas serão analisados filmes contemporâneos que transitam entre a arte e o cinema, entre o experimento e a narratividade, entre o registro e a encenação, entre a palavra e o símbolo, entre as ações e as relações.

  Este ano a premiação terá três recortes: Os Panoramas Livres, com os melhores curtas e médias; os Longas Livres, com os melhores longas; e os Territórios, com curtas, médias e longas que tratam sobre questões relativas ao uso da terra, urbanidades e migrações. Em cada cidade um júri diferente vai definir o melhor filme e os premiados serão convidados a exibirem e debaterem seus filmes nas sessões de encerramento. No Rio de Janeiro o júri, da Revista Beira vai definir o melhor filme dos 5 longas das sessões Longas Livres.

Serviço:
18ª Mostra do Filme Livre
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema I (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Datas: de 08/05 a 03/06 de 2019
Horários: consultar programação
Entrada Gratuita: os ingresso

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -