- Publicidade -

“Hamlet Candidato” estreia no Sesc Copacabana

Publicado em:

Escrita por volta do ano 1600, “Hamlet”, de William Shakespeare, ecoa debates contemporâneos em “Hamlet Candidato”, peça idealizada e dirigida por Alexandre Mello, com texto inédito de Cecilia Ripoll. Em cena, questões sociopolíticas atuais emergem nos bastidores de uma montagem da tragédia shakespeariana. O espetáculo estreia em 9 de maio, no Teatro de Arena do Sesc Copacabana, e fica em cartaz até 2 de junho (de quinta a domingo, às 19h). No dia 20 de maio, será lançado o livro com o texto da peça, publicado pela Editora Cândido.

Trapaças em busca do poder, formações de redes de intrigas, desonestidades para obter informações sigilosas, acidentes misteriosos e armadilhas friamente calculadas estão em pauta em “Hamlet Candidato”. “O projeto surgiu de uma vontade de falar sobre ética a partir dos últimos eventos políticos que vivemos no país. Me lembrei de ‘Hamlet’ e pensei em abordar esse tema nos bastidores de uma encenação da própria obra de Shakespeare”, conta Alexandre Mello que, além de dirigir a montagem, integra o elenco de 14 atores.

Indicada ao Prêmio Shell 2019 pelo texto de “Rose”, a autora Cecilia Ripoll foi convidada por Alexandre e Rogério para participar do projeto. “Escolhemos alguns pontos de contato entre a obra de Shakespeare e o que estamos vivendo hoje no país. Acho que a linha mestra em ‘Hamlet Candidato’ seriam as articulações escusas para chegar ao poder”, conta.

A peça inicia logo após a estreia de uma montagem de “Hamlet”. Nos bastidores, o diretor (papel de Alexandre) está insatisfeito com o resultado do espetáculo. Mas o que parece ser apenas um problema da encenação acaba se revelando uma intricada trama que – a partir da maneira escusa em que um dos atores ganhou o papel principal – reverbera muito as questões políticas e culturais dos dias de hoje. As revelações que se sucedem mostram que, embora tenha sido escrita há mais de 400 anos, “Hamlet” ainda é capaz de falar do homem contemporâneo.

Durante a temporada de “Hamlet Candidato”, três projetos audiovisuais realizados no ano passado no Ateliê serão exibidos no Sesc Copacabana. Entre os dias 23 a 26 de maio, instalada na galeria do subsolo, a videoinstalação experimental “Medeia-Clark” mescla algumas experiências da artista plástica Lygia Clark com o mito da Medeia. O longa “Relato Breve” – feito a partir de um texto escrito por Alexandre e Zé Luiz Rinaldi, com a atriz Cris Amadeo no papel principal — será exibido em 21 de maio no Teatro de Arena. Já o média-metragem “Pierre Rivière” – baseado no livro “Eu, Pierre Rivière, que Degolei Minha Mãe, Minha Irmã e Meu Irmão”, organizado pelo filósofo francês Michel Foucault, sobre o jovem francês Pierre Rivière, que assinou a família em 1835 – será apresentado no foyer do Teatro de Arena, de 30 de maio a 2 de junho.

SERVIÇO
“Hamlet Candidato”
Temporada: de 9 de maio a 2 de junho de 2019, de quinta a domingo, às 19h.
Local: Teatro de Arena –Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana.)
Capacidade: 260 lugares.
Classificação: 16 anos.
Duração: 90 minutos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -