- Publicidade -

Paquetá inicia programação de passeios gratuitos do Rolé Carioca em 2019

Publicado em:

Por mais convidativo que seja, nem sempre é possível uma pausa no dia-a-dia para vivenciar a cidade de forma mais plena e lúdica. E é justamente esta experiência que propõe o Rolé Carioca, sistema de difusão de conteúdos históricos e culturais da cidade do Rio de Janeiro que está em sua 7ª edição e inicia as atividades de 2019 desvendando as belezas do bairro de Paquetá – o mais pedido pelo público que acompanha os passeios.

Além dos passeios gratuitos, que já reuniram cerca de 25 mil pessoas em mais de 45 roteiros diferentes, atingindo a marca de 1700 quilômetros percorridos desde 2013, o Rolé engloba outras plataformas, como o portal www.rolecarioca.com.br, onde é possível encontrar todos os roteiros já realizados, além de informações, curiosidades e dados históricos sobre a cidade, propondo a reflexão sobre a relação de seus moradores com o território.

O nome Paquetá, de origem indígena, significa “lugar com muitas pacas”, já que a ilha era repleta de pacaranas na época dos índios Tamoios (ou Tupinambás). No entanto, outras interpretações sugerem que o nome queira dizer “área com muitas conchas ou pedras” – marca registrada do bairro até hoje. Seja como for, Paquetá apaixona os seus visitantes pelo seu clima retrô, imortalizado pelo romance A Moreninha, do escritor Joaquim Manoel de Macedo, publicado em 1844.

O passeio, conduzido pelos professores de História da Universidade Estácio de Sá Rodrigo Rainha e Willian Martins, acontece no dia 26 de Maio (domingo) a partir das 9 horas da manhã (horário do ponto de encontro na Praça 15, em frente às barcas). E este ano, uma novidade: o Rolé termina com um piquenique coletivo no Parque Darke de Mattos. Os organizadores sugerem levar canga e lanche!

 SERVIÇO
Rolé Carioca – Paquetá
Data: 26 de Maio (domingo)
Hora: 9 horas
Ponto de encontro: Praça 15 (saída das barcas)
Gratuito – Não é necessário fazer inscrição
Duração: aproximadamente 2h30
http://www.rolecarioca.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -