- Publicidade -

Rio Criativo promove oficinas sobre o futuro da música

Publicado em:

De hoje até a próxima quinta-feira, dia 23, o futuro da música estará em discussão na nova edição da Maratona Rio Criativo. Serão quatro oficinas mão na massa com profissionais inovadores que irão ajudar a conhecer melhor a cadeia produtiva da música, com seus processos, produtos e serviços, e torná-la, de fato, um negócio interessante e visível para o público-alvo. Desta vez, os encontros acontecerão na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

Depois de passar por anos de queda e uma revolução na forma de distribuição, o mercado da música vem crescendo nos últimos anos. Em 2018, as receitas relacionadas cresceram 9,7% no mundo. No Brasil, esse número é ainda mais significativo – 15,4% – e faz com que o Pa ís ocupe a 9ª posição no ranking global. Além da explosão do streaming, que se consolidou como a maior fonte dessas receitas, cada vez mais os modelos de negócio vêm se diversificando.

As oportunidades dentro desta cadeia produtiva estão distribuídas em 14 atividades econômicas, abrangendo direitos autorais, show business, produção e distribuição fonográfica. Não à toa, atualmente há mais de 90 mil pequenos negócios formalizados operando no mercado da música no Brasil.

Neste cenário, há cada vez mais espaço para autores, artistas, técnicos, produtores, empresários, gestores, comunicadores. É esta cadeia de profissionais que forma o mercado da música, que gera renda e emprega milhares de pessoas no mundo inteiro. Para participar do evento, basta entrar no site riocriativo.com, as inscrições s&atil de;o gratuitas, mas as vagas limitadas (120).

Para as oficinas foram convidados experientes profissionais que conseguiram de fato inovar em seus negócios. Na tarde e noite do dia 20, Arthur Marques, Gerente Artístico da distribuidora digital de música Altafonte, fala sobre as Tendências da música na era digital. Álbuns já são produ zidos por softwares com inteligência artificial e videoclipes em realidade virtual. Concertos holográficos também já são realidade e fica impossível ignorar as novas formas.

Na terça-feira , dia 21/5, é a vez da Estratégia e planejamento de negócios, onde o participante vai entender sua proposta de valor e aprender a modelar seu negócio de forma ágil. Para a facilitação foi convidado Djoser Botelho, produtor, articulador e parceiro de dezenas de grupos e bandas aclamadas da cena atual da música brasileira.

No dia 22 o assunto é Sound, music e artistic branding, ensinando a definir um posicionamento e ideais em um DNA musical personalizado. Para a oficina foi convocado David Bessler, premiado redator publicitário, compositor e produtor de dezenas de trilhas e sound branding famosos.

A Maratona fecha na noite de 23 de maio, tratando do Marketing para artistas e eventos. Como atrair os fãs e engajar seu público? A estruturação básica de uma campanha de marketing musical será apresentada por Mariana Naegeli, especializada em Empreendedorismo e Digital Marketing Analytics pelo MIT Sloan Executive Education. Mariana trabalhou com grandes artistas brasileiros.

O programa Rio Criativo é uma ação que existe há dez anos, dentro do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Faz parte da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi. O projeto de educação e ainda a incubação de empresas em 2018/2019 é operado pelo Templo, um h ub de inovação.

Serviço:
Maratona Rio Criativo: O Futuro da Música
Data: 20 a 23 de maio
Local: Casa de Cultura Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema
Horário: Das 17h às 21hs.
Número de vagas: 120
Inscrições gratuitas no site riocriativo.com
Para quem? Para toda a cadeia produtiva da música: autores, compositores, artistas, músicos, cantores, técnicos, produtores, empresários, gestores, comunicadores.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -