- Publicidade -

Rodica, Julio Bittencourt Duo e Josiel Konrad resgatam as raízes do blues e do jazz,

Publicado em:

Na quinta-feira, dia 23 de maio, o Centro da Música Carioca, na Tijuca, será palco de um sofisticado resgate musical, mais precisamente no que tange à história das matizes negras do blues, folk e soul, e chegando até diversos clássicos de jazz. A cantora Rodica vai apresentar pérolas deste cancioneiro americano, juntamente com com o Julio Bittencourt Duo (Julio Bittencourt: bateria & Luciano Bittencourt: guitarra) e o trompetista Josiel Konrad. Originalmente de Boston (EUA), a cantora é uma estudiosa da música popular norte-americana e tem se destacado no cenário musical não apenas por sua pesquisa na área cultural, mas também por sua originalidade como uma intérprete de voz inconfundível. Além de cantora, também é antropóloga, o que se reflete na natureza de suas pesquisas; ela está sempre atenta para os contextos nos quais surgem as diversas expressões musicais.

O repertório do show nos remete a uma jornada que revela as várias ramificações do blues, no seu diálogo com outros gêneros musicais como o jazz, o country, folk e soul. Mostra também a riqueza da tradicão do blues, que consegue interagir com outras vertentes sem, no entanto, perder suas origens.

Rodica tem se apresentado regularmente em casas de shows e teatros de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais, no circuito SESC de São Paulo e participado de importantes eventos e festivais do gênero. Em agosto de 2009, Rodica mudou-se para o Rio de Janeiro, onde tem conseguido ampliar seu leque de parcerias musicais e dar continuidade aos seus trabalhos. Atualmente trabalha com Julio Bittencourt Trio (SP) e Blues Groovers (RJ) em dois formatos de show bem distintos.

Em julho de 2009, Rodica lançou seu primeiro disco, o CD “Do Mississipi ao São Francisco”, que apresentou ao público os resultados de sua pesquisa desenvolvida ao longo destes anos. O CD apresenta canções de sua autoria e parceiros, além de canções tradicionais afro-americanas chamadas de “spirituals”, a expressão mais originária do blues. Este álbum conta com participações especiais do gaitista e cantor paulista Vasco Faé, do cantor e percussionista Sérgio Pererê e da cantora Titane, ambos artistas de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, Rodica firmou parceria com o Blues Groovers e partiu para uma nova frente de trabalho, que teve como resultado seu segundo CD: “Blues in my Blood”, lançado em 2012.

SERVIÇO:
Rodica se apresenta com Julio Bittencourt Duo no Centro da Música Carioca Artur da Távola
23/05, quinta-feira
Horário: 20h
Centro da Música Carioca Artur da Távola (Rua Conde de Bonfim 824)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -