- Publicidade -

Alexandre Lino estreia novo espetáculo solo no Sesc Tijuca

Publicado em:

Mudanças internas na direção de um colégio provocam a substituição de um professor de história do ensino médio. Humberto Arthur Emílio Ernesto Baptista assume o cargo e está diante de sua primeira e inesquecível aula inaugural. Esse é apenas o ponto de partida para uma série de questionamentos sociais e morais apresentado pelo personagem título e que tem como pano de fundo o cenário atual da educação brasileira.

“O Substituto” reúne pela segunda vez o trio Maria Maya, Alexandre Lino e Daniel Porto em uma nova investigação pelo teatro documental. Depois de apresentarem com sucesso de crítica de público o polêmico ponto de vista da travesti Lady Christiny; diretora, ator e autor se encontram oportunamente para falarem sobre temas atuais da sociedade, incluindo questões políticas que dividem opiniões. Sozinho no palco, Alexandre Lino conta com a participação do público como seus alunos durante a aula espetáculo.

Recebida com entusiasmo pelo público em sua pré-estreia na 7ª Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena em maio deste ano, “O Substituto” foi comparado ao celebrado espetáculo “Apareceu a Margarida” (1973) de Roberto Athayde, por abordar a questão da educação diante de um cenário político tão decisivo para os rumos da sociedade. “Recentemente pensei em fazer uma feira brasileira de opinião, nos moldes da feira feita por Boal e Guarnieri e Plinio Marcos e quando assisti a essa peça tive a certeza da função política que o teatro ainda exerce”, disse o diretor e ator Roberto Bomtempo após a apresentação em Tiradentes.

– Durante o processo de construção deste espetáculo, nos alternamos muitas vezes como alunos, professores, e até mesmo diretores. A urgência dos questionamentos diante do atual cenário da nossa educação era enorme. Mas a necessidade de se fazer teatro diante do atual cenário da nossa cultura no país era tão grande quanto. Juntamos nossa coragem e afinidades intelectuais em busca deste pertencimento. Hoje tenho certeza que este encontro que começou em Lady Christiny e agora se estende em “O substituto” era mais que necessário. Pois só arte mesmo para tornar a nossa realidade tolerável – diz Maria Maya.

SERVIÇO
“O SUBSTITUTO”
Temporada: 04 a 21 de Julho
Local: Teatro Sesc Tijuca- Teatro II ( Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca)
Horários: De Quinta a domingo – 19h
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos
Gênero: Documentário cênico

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -