- Publicidade -

Antigos cinemas de rua do Centro e suas histórias são tema do Rolé Carioca

Publicado em:

LUZ, CÂMERA, AÇÃO! Em junho, o Rolé Carioca apresenta seu primeiro roteiro temático: Centro antigo e seus cinemas. O roteiro visita nove prédios históricos que foram palco da efervescência cultural da cidade na primeira metade do século 20. A história da sétima arte na cidade e do próprio desenvolvimento do cinema brasileiro é o tema do passeio a pé, que acontece dia 30/06, a partir das 9 horas da manhã, com concentração na Praça Tiradentes.

Em junho, o Rolé Carioca, sistema de difusão de conteúdos históricos e culturais do Rio de Janeiro, apresenta seu primeiro Rolé Temático . E como o Centro da Cidade é um dos roteiros favoritos do público, é por ele que a série será inaugurada, apresentando um pouco da efervescência cultural da cidade na primeira metade do século 20 por meio da história dos cinemas de rua, tão populares no período.

Os passeios do Rolé Carioca são uma forma de disseminar os conteúdos levantados pelo projeto, que se encontra em sua 7ª edição. Os diferentes roteiros pelas ruas do Rio de Janeiro já reuniram mais de 15 mil pessoas, que caminharam por mais de 200 quilômetros desde 2013.

Para o Rolé, explorar a cidade a pé é uma das principais formas de conhecer suas nuances e desenvolver o senso de pertencimento ao território. Com o auxílio dos professores-guias do projeto, a experiência coletiva desvenda histórias e memórias e reforça o imaginário coletivo acerca da cidade e seus símbolos.

Capital antenada com as novidades e invenções da Europa do final do século 19 e início do século 20, o Rio de Janeiro viveu intensamente o glamour da era de ouro dos cinemas. A avenida Rio Branco, os arredores da Praça Tiradentes e a região que depois veio a ser conhecida como Cinelândia concentravam as salas de exibição que projetavam filmes europeus, norte-americanos e – a partir da década de 30 – produções brasileiras.

Este período se estendeu até meados da década de 70, quando os cinemas de rua começaram a entrar em decadência até serem substituídos, a partir dos anos 90, por igrejas evangélicas ou salas especializadas em filmes pornográficos.

No entanto, a memória deste período continua viva e vibra nas fachadas de prédios históricos que retratam diferentes estilos – da art déco à art nouveau – e oferecem surpresas como a cúpula projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel para o Cine Ideal, entre outras curiosidades.

Uma delas é a origem do nome Cinelândia, dado à região que começou, a partir dos anos 1920, a concentrar as melhores salas de cinema da cidade. Francisco Serrador, um dos empresários de entretenimento da época, queria transformar o local na “Broadway brasileira”.

Embora a maior parte destes cinemas encontre-se desativada, os prédios mantém sua estrutura preservada – seja pelo tombamento, seja pela revitalização, seja pela reforma para diversos usos, garantindo um passeio pra lá de interessante para os “rolezeiros”.

SERVIÇO
Rolé Carioca – Centro Antigo e seus cinemas
Data: 30 de Junho (domingo)
Hora: 9 horas
Ponto de encontro: Praça Tiradentes
Gratuito – Não é necessário fazer inscrição
Duração: aproximadamente 2 horas
http://www.rolecarioca.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -