- Publicidade -

Arte digital e obras interativas em destaque na exposição “Data Corpus”

Publicado em:

A Casa Firjan inaugura a exposição “Data Corpus – A vida decodificada”, que traz arte digital, instalações e atividades interativas sobre o amplo universo da análise de dados. Antes mais familiar aos campos da tecnologia e da ciência, o monitoramento de dados passou a fazer parte da vida cotidiana na medida em que ferramentas digitais começaram a monitorar diariamente os mais variados tipos de dados, como quantidade de “likes”, calorias perdidas, batimentos cardíacos ou distância percorrida.

“Data Corpus – A vida decodificada” é dividida em cinco etapas (Descobrir; Capturar, Estruturar; Interpretar e Decidir), que representam os estágios de organização, análise e compreensão de um dado até que ele se transforme em uma informação significativa para uma tomada de decisão. “Os dados não são algo distante, complexo ou abstrato, pelo contrário, estão no nosso dia-a-dia, podem ser capturados ao nosso redor e dentro de nós, são acessíveis e manuseáveis”, diz Maria Isabel Oschery, coordenadora de Conteúdo da Casa Firjan. “Dados são materiais brutos que precisam ser analisados e apurados para que possam se transformar em informações que terão impacto nas nossas vidas. A ideia da exposição é evidenciar isso a partir de obras interativas e atividades lúdicas”, complementa Oschery.

Um dos destaques da mostra é o painel interativo “Data Sky”, criado pelo instituto de ciência de dados Cappra Lab, em que os visitantes respondem por meio de emojis o que sentem em relação a temas como educação, saúde e segurança na cidade do Rio de Janeiro. Cada resposta se transforma em um ponto luminoso no painel, que agrupa as respostas por afinidade, resultando em uma instalação dinâmica e com uma identidade visual que lembra uma constelação. Outra atividade que conta com a participação do público é a obra “Bicicleta”, onde o visitante pode pedalar uma bicicleta fixa que contabiliza a pedalada de cada usuário em um marcador de quilometragem.

 Também integram a exposição o mapa mundial interativo “Relevo Humano”, criado pelo engenheiro nova-iorquino Matt Daniels, que apresenta a densidade populacional das cidades a partir de imagens obtidas por satélite, e o gráfico animado “Um dia na vida dos americanos”, em que o cientista de dados estadunidense Nathan Yau traz uma simulação do que seria a rotina de mil norte-americanos. Um painel dinâmico mostra quando e em quanto tempo essas pessoas permanecem exercendo atividades cotidianas, como trabalho, educação, alimentação e lazer.

Outro destaque é um tabuleiro gigante de xadrez, em que os visitantes podem jogar, movimentando com as mãos as enormes peças. Jogo de estratégia e raciocínio lógico, o xadrez exige uma grande capacidade de armazenamento de dados. Com a prática, os participantes vão salvando em seu imaginário as jogadas mais utilizadas e o comportamento de seus oponentes mais frequentes, criando um repertório próprio. Sendo possível 72 mil combinações só nos primeiros quatro lances do jogo, o xadrez é um dos poucos jogos em que as máquinas podem vencer o homem.

A exposição faz parte do segundo ciclo temático da Casa Firjan, em que o universo dos dados também será explorado em outras atividades, como palestras, debates, oficinas e cursos.

SERVIÇO
Arte digital e obras interativas em destaque na exposição “Data Corpus”
Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle 211, Botafogo)
Terça a sábado-feira: das 10h às 20h
Domingo e feriado: das 12h às 18h
Segunda: fechada para visitação
Entrada gratuita
Até 15 de setembro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -