- Publicidade -

“BONDE” estreia no Teatro Rogério Cardoso, na Casa de cultura Laura Alvim

Publicado em:

Mesclando fatos históricos com ficção, o “BONDE” vai passando por quatro histórias de mulheres em diferentes épocas no Rio de Janeiro: uma mulher que descobre o prazer em 1861; uma ativista contra a proibição das mulheres nas Olimpíadas de 1896; uma jovem vivendo a liberdade do carnaval em 1937; uma jovem em um relacionamento abusivo nos anos 1990/2000; e uma mulher relatando o primeiro dia do vagão feminino do metrô em 2006. Todas em busca de uma vida sem medo.

A peça é resultado de um processo chamado “Experimenta” iniciado na Ocupação Ovárias

em 2017. O evento, que exibiu cenas teatrais, filmes, performances e exposições produzidas só por mulheres, fez uma chamada para artistas mulheres se juntarem para realizar uma cena teatral. Sentadas em um vagão de bondinho em Santa Teresa, sem ainda se conhecerem, as atrizes, diretora e autora criaram o “BONDE”.

“Ter uma equipe formada apenas por mulheres é uma mão na roda. Quando uma pessoa nova entra na equipe ou no elenco, não precisamos explicar os desafios de ser mulher. Ela sabe. Mas pra nós é importante também falar com e para os homens! Queremos que eles nos escutem e estejam com a gente na mudança para um mundo mais equilibrado”, reflete Elea Mercurio, que integra o elenco ao lado de Andrezza Abreu, Anita Chaves, Érika Marinho, Karina Ramil e Natália Balbino (stand in).

Ações recentes, como a criação do vagão exclusivo para mulheres em trens e metrôs, são citadas na montagem. “Esta é uma solução a curto prazo, e nem dá pra calcular quantos assédios pode ter evitado. Mas vemos a ideia também sob um viés crítico: por que somos nós que temos que nos afastar? E se a mulher não for no vagão feminino, ela pode ser assediada? E quem decide quem é mulher e quem não?”, provoca a atriz Anita Chaves. “A sensação é que temos que estar vigiando o tempo todo. Mas estamos fazendo uma mudança e hoje estamos mais atentas. Principalmente no transporte público – e se vemos uma mulher em uma situação estranha, estamos mais abertas a oferecer ajuda. O empoderamento feminino é uma curva ascendente!”, finaliza Anita.

SERVIÇO:
“BONDE”
Temporada: 07 a 30 de junho
Horários: Sexta-feira e Sábado às 19h / Domingo às 18h
Local: Teatro Rogerio Cardoso / Porão do Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema)
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -