- Publicidade -

Hamilton de Holanda e Alexandre Caldi celebram a obra de Chico Buarque

Publicado em:

O espetáculo FANTASIA – CHICO BUARQUE EM MÚSICA E POESIA é a união de dois shows que gravitam em torno da obra de um dos nossos maiores poetas. “Samba de Chico”, do bandolinista Hamilton de Holanda, com arranjos originais para bandolim, contrabaixo e percussão, e “Buarqueanas”, com arranjos originais para sopros e cordas feitos pelo saxofonista e flautista Alexandre Caldi, idealizador do espetáculo. Entre os números musicais, a atriz e cantora Emanuelle Araújo vai recitar versos célebres e trechos de livros de Chico e cantar. A estreia de FANTASIA será no aniversário de 75 anos do homenageado: em 19 de junho, às 20h, na Sala Cecília Meireles, Lapa. Ingressos a R$ 40.

Com direção artística da atriz, cantora e diretora Inez Viana, o espetáculo aprofunda o instrumental que sempre sobressaiu na obra de Chico. De um lado, está a delicadeza da cadência do samba e da alegria da sonoridade do Hamilton de Holanda Trio; do outro lado, o colorido da aquarela lírica, de profunda sutileza melódica, dos sopros de Alexandre Caldi mais o Quarteto Metacústico. A produção é de Sonia Reinstein e Ana Luiza Accioly.

“Quando bolei o Fantasia imediatamente lembrei do CD ‘Samba de Chico’, do Hamilton, porque o repertório dele completava estilisticamente o que eu propunha com meu ‘Buarqueanas’. Em contraponto a meu repertório mais lírico e dramático, com obras como ‘Joana Francesa’ e ‘Palavra de Mulher’, ele traz no dele a alegria de ‘A Volta do Malandro’ e o suingue de ‘Samba do Grande Amor’, por exemplo”, adianta Caldi, já contando um pouquinho do repertório da noite.

Só foram escolhidas músicas de Chico Buarque sem parceiros para o repertório deste show, com exceção da buliçosa “Samba de Chico’, composição de Hamilton que nomeia o disco, vencedor do Grammy Latino de 2016 na categoria Música Instrumental.

O espetáculo nem imita, tampouco descaracteriza o Chico que o Brasil tão bem conhece, mas ressalta sua verve melódica, revelando-o ainda mais ao público. Num roteiro dinâmico, em que os músicos tocam separados e juntos em diversos momentos – um dos papéis de Emanuelle Araújo é fazer essas conexões -, o espetáculo apresenta a essência de um Buarque que dialoga com Alexandre Caldi e Hamilton de Holanda, admiradores e profundos conhecedores de sua obra, vencedora do Prêmio Camões, a mais importante premiação de língua portuguesa, oferecida pelos governos de Portugal e do Brasil.

SERVIÇO
FANTASIA – CHICO BUARQUE EM MÚSICA E POESIA
QUANDO: Quarta, 19 de junho, às 20h
ONDE: Sala Cecília Meireles – Rua da Lapa, 47, Lapa

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -