- Publicidade -

Livro “Da Lama Nasce o Lótus” traz as experiências de vida de psicóloga

Publicado em:

Força de sobreviver ao caos. As experiências de um antigo relacionamento abusivo e a descoberta de um câncer de mama foram as inspirações para a psicóloga Maria Camila Moura escrever o livro “Da Lama nasce o Lótus”, com a editora Novo Século. O livro foi lançado em maio (mês passado em Fortaleza), cidade de origem da escritora e chegou a vez do Rio de Janeiro receber este lançamento nessa sexta-feira (21) as 18 horas na Livraria da Travessa – Ipanema.

Maria Camila relata que inicialmente viu a escrita como uma rota de fuga e consolo em meio aos problemas que estava enfrentando. “Eu não tinha o intuito de transmitir nenhuma mensagem, já que era um processo de cura. O livro acabou tocando nessa questão do florescimento, da nossa capacidade de emergir em meio ao caos e das relações difíceis”. Explica.

A psicóloga também conta que o começo da criação da obra veio antes mesmo da descoberta da doença. “Eu já estava escrevendo durante o câncer. Eram uma forma de deixar a trajetória mais leve, de fazer com que as coisas fluíssem de uma maneira menos pesada”. Casada há dois anos, Maria Camila relata que foi seu marido que enviou seu livro para a editora. “Para mim isso é uma grande honra, pois a Novo Século é nacional. É um excelente reconhecimento”.

Maria Camila explica que a metáfora utilizada no nome do livro é uma referência a força da sobrevivência da flor de lótus. “Ela é muito linda e forte, pois consegue nascer na água parada, estagnada, muitas vezes suja, cheia de lama. Eu passei por um momento ruim da minha vida, mas a partir daí fiquei muito mais forte do que antes e muito mais reflexiva”.

Com apenas 26 anos, Maria Camila é diagnosticada com um tipo raríssimo de câncer de mama. Inicia-se, então, uma rotina intensa de exames, tratamentos, medicamentos e alterações corporais.

A autora nos conduz pela história de seu adoecimento, percorrendo desde os fatos que antecederam seu diagnóstico até as sessões de quimioterapia, radioterapia, mastectomia, remissão da doença e cura, compartilhando seus pensamentos mais secretos ao longo de toda sua experiência.

Entretanto, esta obra não se trata de um mero relato descritivo sobre rotinas médicas ou procedimentos cirúrgicos. Há um conteúdo riquíssimo de reflexões pessoais, vivências e sentimentos. Percebemos que, por trás de um diagnóstico, existe alguém pensante, repleto de sonhos, projetos de vida, desejos e aspirações. Somos convidados, a cada página, a repensar nossa própria postura diante do mundo cotidiano e a exercermos, sempre que possível, uma autocrítica.

Mais do que uma biografia sobre um câncer, esta é uma obra sobre dores e amores, sobre morte e renascimento, sobre resiliência e redenção. É uma leitura tocante e poderosa, um lindo convite à reflexão.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Da Lama Nasce o Lótus”
Data: 21 de junho
Horário: 18h
Local: Livraria da Travessa – Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -