- Publicidade -

Nova edição de “Os Futebolíssimos” chega ao Brasil com VAR adaptado a campeonato infantil

Publicado em:

Com mais de 1,5 milhões de exemplares vendidos em diferentes países, a coleção literária espanhola “Os Futebolíssimos” ganha mais um volume no Brasil. Publicado pela SM Educação, ‘O mistério dos olhos de falcão’ segue contando a história dos integrantes do Soto Alto, uma equipe de futebol infantil de um vilarejo da Espanha. Desta vez, os meninos se preparam para disputar um campeonato ao lado de grandes times, como Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid, tendo de lidar com uma novidade: a utilização de um sistema de câmeras para monitorar o campo, conhecido como olhos de falcão.

Mas nem só de futebol vivem os personagens. Como já é de costume, eles precisam solucionar um novo mistério envolvendo pichações anônimas sobre os moradores da cidade. Nesse momento, questões éticas ligadas à exposição pública, à revelação de segredos alheios e à liberdade de expressão (assim como o bullying), entram em cena e fazem refletir. E os valores ligados ao respeito ao próximo, ao trabalho em equipe, à amizade e aos amores adolescentes afloram ainda mais, mostrando que a narrativa vai muito além de uma homenagem ao futebol.

 A tecnologia dos olhos de falcão, usada para rastrear movimentos dos jogadores e da bola, além de apoiar o juiz em lances duvidosos, lembra bastante o VAR – Árbitro Assistente de Vídeo, traduzido do inglês Video Assistant Referee –, sistema que auxilia o árbitro principal da partida por meio da utilização de imagens de vídeo. Contudo, o autor do livro, o espanhol Roberto Santiago, garante que esse ingrediente a mais foi pensado antes mesmo de o sistema entrar em vigor e causar tanta polêmica mundo afora.

As ilustrações de Enrique Lorenzo são outro ponto de destaque. Abusando do lado cômico e do dinamismo inerente a uma jogada de futebol, o ilustrador faz uso de uma linguagem parecida com a aplicada em jogos de videogame, além de utilizar recursos de histórias em quadrinhos em algumas partes do livro.

Sendo este o quarto volume da coleção em terras brasileiras – na Espanha, já são 15 edições –, o segredo para reinventar-se está, segundo o autor, em se deixar levar pelos personagens, cujos sentimentos ele considera mais importantes que a trama em si.

“Quanto mais aprendo sobre os personagens, mais me divirto em contar novas histórias sobre eles. E Os Futebolíssimos mescla três ingredientes que não haviam sido retratados na literatura infantil até agora: futebol, mistério e amizade. Essa é a chave para que milhares de crianças no mundo inteiro se sintam identificadas com os personagens e com as histórias”, conclui Santiago.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -