- Publicidade -

Nova exposição permanente, “Uma coleção carioca”, chega à Caixa Cultural

Publicado em:

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, a partir de 08 de junho (sábado), a exposição permanente “Uma coleção carioca”, com obras que passaram a integrar o Acervo Artístico da CAIXA com a incorporação do antigo Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1986. A mostra reúne 15 pinturas, nove gravuras, uma escultura e um desenho, de diferentes épocas e origens, que revelam a pluralidade dessa coleção nascida na Avenida República do Chile.

As obras selecionadas destacam o legado artístico do BNH e a sua ligação com a cidade do Rio de Janeiro. Uma coleção carioca reúne obras representativas desse acervo, como O menino, de José Pancetti (1902-1958), Marché aux fleurs, de Antônio Bandeira (1922-1967), Ida para Paquetá e Volta de Paquetá, de Nicolau Facchinetti (1824-1900), e A professora de piano, de Reynaldo Fonseca.

Os abstratos geométricos de Julio Plaza (1938-2003) e Omar Rayo (1928-2010), as paisagens de Jenner Augusto (1924-2003) e Tobias Marcier (1948-1982), os relevos craquelados de Frans Krajcberg (1921-2017) são outros destaques. “A principal característica da Coleção BNH é justamente essa variedade de estilos e linguagens, que vem do modo como ela foi formada”, explica Hayana Maduro, gerente em exercício da CAIXA Cultural Rio de Janeiro.

A então chamada Pinacoteca do BNH teve início com a inauguração do edifício-sede do banco na Avenida República do Chile, em 1973. Nos anos seguintes, 272 obras de alguns dos principais artistas brasileiros do período – além de outros estrangeiros –, seriam escolhidas para decorar gabinetes e salas de reunião do novo prédio, um marco arquitetônico da capital fluminense. O Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues, antigo Teatro do BNH, fazia parte desse complexo.

Essa exposição marca um novo momento de valorização do Acervo Artístico da CAIXA, com suas cerca de 1.000 obras e mais de 150 anos de cultura brasileira em pinturas, gravuras, esculturas, fotografias e tapeçarias. Desde a incorporação do antigo BNH, as obras da coleção já foram exibidas nas unidades da CAIXA Cultural em diferentes recortes, além de terem rodado o país em mostras especiais como a Galeria CAIXA Brasil.

Serviço:
Exposição “Uma coleção carioca”
Entrada franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1 Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Abertura: 08 de junho (sábado), às 10h
Visitação: exposição permanente
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -