- Publicidade -

Roberto Menescal e a cantora estoniana Pille-Rite Rei na Sala Cecília Meireles

Publicado em:

O ícone da bossa-nova, Roberto Menescal, convida a cantora e saxofonista estoniana Pille Rite-Rei para um show único – “Estonteante” – na Sala Cecília Meireles, dia 27 de junho, às 20h. O encontro entre um dos mais importantes criadores do nosso tempo com a juventude influenciada por sua obra mostra o impacto da bossa-nova no mundo e resulta em um show que apresenta clássicos dos anos 60 e a bossa dos dias atuais, inclusive uma cantada em estoniano. Pille e Menescal se apresentam ao lado de Ana Azevedo (piano), Lipe Portinho (baixo), Raphael Grumser (guitarra) e Márcio Bahia (bateria).

“Tocar com a Pille é estonteante”, diz Menescal que conheceu o talento da musicista na gravação do CD Brazilian Adventures, em 2018, no Rio. “O Brasil me fascina, a bossa-nova me emociona e estar no palco com Menescal é uma honra.”, rebate a jovem artista de 26 anos que se apaixonou pelo estilo brasileiro ao ouvir o disco Getz/Gilberto e depois foi descobrindo a vastidão de belas canções da bossa. Em sua primeira visita ao Brasil, em 2018, ela fez show no Blue Note carioca, em bares de jazz no Rio todo e ficou famosa no circuito musical da cidade. Nessa volta ao Brasil agora, além de show na Sala, Pille fará turnê por São Paulo e Curitiba. Pille mora há cinco anos na Suécia onde estuda composição de jazz na Universidade de Lund, em Malmö. Recentemente, foi indicada por voto popular para participar do Festival de Jazz da Estônia.

“Pela energia e afinação, Pille me lembra muito Elis Regina. Sua música revela influências das melodias da terra báltica, da grande tradição jazzística americana, bem como a inspiração de sua nova Base nórdica na Escandinávia misturada com a brasileira. Uma verdadeira ‘estonioca’, define Lipe fazendo uma fusão entre estoniana e carioca.

Berço da conexão Pille-Menescal, a gravação do CD Brazilian Adventures foi um desdobrar de gentilezas que derivou em muitos shows. O bandolinista Paulo Sá, coordenador do mestrado na UFRJ, que fez uma participação especial no disco, ouviu gravações de Pille e teve a ideia de apresentá-la ao produtor e músico Lipe Portinho. O virtuosismo e talento dela impressionaram tanto que imediatamente foi convidada a participar do CD. O amor pelo ritmo brasileiro que a impulsionou a sair da gélida Suécia para o calor tropical despertou nos músicos Ana Azevedo e Lipe Portinho a intenção de apresentar a cantora para Menescal. A musicalidade ímpar da moça resultou em encanto imediato e agora deságua no show “Estonteante”.

SERVIÇO
Estoniante – Roberto Menescal convida Pille-Rite Rei
Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47 – Lapa)
27 Junho – Quinta – 20h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -