- Publicidade -

V Feira URCA de Arte Impressa e abertura da exposição Tornaras no Ateliê da Imagem

Publicado em:

No próximo sábado, 08 de junho, o Ateliê da Imagem convida para a V Feira URCA de Arte Impressa e abertura da exposição Tornaras, de Rodrigo Pinheiro com curadoria de Claudia Tavares e Marcia Mello.

Desde 2014, quando produzimos a primeira feira URCA, parceria com Lp press, o evento cresceu: agregou dezenas de colaboradores, circulou o trabalho de centenas de artistas de todo o Brasil e do mundo e fincou a bandeira da arte impressa independente na cena cultural da cidade.

“Tornaras”, primeira individual de Rodrigo Pinheiro, foi o trabalho vencedor do Prêmio Ateliê da Imagem Melhor Portfólio 2018 e é formada por 23 imagens impressas em dimensões variadas e uma escultura. São fotografias que tomam a forma de uma longa e íntima carta à memória de alguém. A fotografia veio como um resgate. Diante da câmera está a performance, o autorretrato e, parafraseando um mestre da justaposição entre o documental e a ficção, a dupla função imaginária do cinema. Abbas Kiarostami escreveu, ao se referir a ideia de verdade e mentira, que procura “realidades simples escondidas atrás das realidades aparentes”. Essa performance foi feita enquanto esquecíamos de que era uma performance.

Nas palavras das curadoras Claudia Tavares e Marcia Mello, “O recorte curatorial proposto em Tornaras, exposição inaugural de Rodrigo Pinheiro, evidencia símbolos, através de registros de objetos e momentos ligados a uma convivência amorosa. A presença humana se faz sentir no vestígio de uma ação, numa encenação, na construção de um objeto, sempre afetivo e poético. Emblemas, fragmentos, rastros de um movimento nos incitam a fabular e imaginar os personagens da trama num jogo onírico de percepções”.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -