- Publicidade -

“Vermelha”, da Cia. de Teatro Manual, estreia em Niterói

Publicado em:

O Centro de Artes Universidade Federal Fluminense (UFF) recebe de 15 a 30 de junho, com sessões sextas e sábados às 20h; e domingo às 19h, o solo “Vermelha”, terceiro espetáculo da Cia. de Teatro Manual, com dramaturgia de Cecilia Ripoll, direção de Marcela Andrade e atuação de Matheus Lima. Em cena, a história de um menino que trabalha exaustivamente em uma fábrica de sapatos, mas que contraditoriamente não tem condições de juntar dinheiro para comprar o seu próprio calçado. No entanto, um dia ele descobre que as mercadorias que eles produzem na fábrica, situada no país de baixo, são bem mais em conta se compradas no país de cima, para onde são exportados. Começa então uma batalha entre a classe trabalhadora, que quer ter acesso aos sapatos, e o presidente daquele país que propõe a construção de um muro para impedir a entrada dos imigrantes descalçados.

“VERMELHA” pretende aprofundar a continuada pesquisa da Cia. acerca do gesto atoral e do espaço cênico. Em 2014, com a peça “Hominus Brasilis”, o coletivo foi indicado ao Prêmio Shell RJ de melhor direção e ao Prêmio Cesgranrio na categoria especial pelo estudo do espaço cênico através da Plataforma. Dessa vez, o grupo se lança ao desafio de encenar uma saga repleta de acontecimentos, numerosos personagens e geografias distintas através de um único ator no palco. “Neste primeiro solo da companhia e meu também, o objeto plataforma não estará em cena, mas os princípios que norteiam o trabalho dela, sim: a gestualidade, o corpo expressivo, a pantomima, a comicidade física, o trabalho rítmico, a construção da atmosfera por meio das sonoridades, enfim, elementos que definem nosso trabalho”, destaca Matheus, que interpreta quatro personagens fixos: o menino, a mãe, o presidente do país de cima e o presidente do país de baixo.

O conto “Sapatos vermelhos”, de Hans Christian Andersen, foi o disparador do processo que resultou em uma nova dramaturgia textual que se descola da narrativa original. “No conto de Hans existe um movimento muito forte entre desejo e repressão, repressão e desejo, além da cor vermelha que está relacionada a esses dois polos. Esses sentimentos foram os que mais me fisgaram no conto e que impulsionaram a minha criação”, afirma Cecilia. Dois clássicos de Charlie Chaplin também serviram de fonte: “O Grande Ditador” e “Tempos Modernos”.

A encenação – uma mescla de densidade e comicidade – se estrutura em frases curtas e pontuais, pensadas enquanto enunciados da trama, espécie de “legendas orais”, oferecendo lacunas a serem preenchidas pela relação entre ator e espectador. Matheus “joga” com as frases-legenda como se fossem companheiras de cena e transita por todos os fatos e personagens – ora sendo, ora vendo, ora manipulando.

SERVIÇO
“VERMELHA”
Temporada: de 15 a 30 de junho de 2019
Local: O Centro de Artes Universidade Federal Fluminense (UFF)
Endereço: Rua Miguel de Farias, 9, Icaraí, Niterói.
Dia\hora: sextas e sábados às 20h; domingos às 19h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -