- Publicidade -

Casa do IMS na Flip terá debates com escritores, exposição e lançamentos

Publicado em:

Após um intervalo de dois anos, o Instituto Moreira Salles retoma sua programação especial para a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 10 a 14 de julho. Nesta edição, a Casa do IMS, onde são realizadas as atividades, terá um novo endereço: praça da Matriz, número 6, no centro histórico da cidade.

Em sua sétima participação no evento, o IMS promoverá conversas com escritores, gravações de podcasts da Rádio Novelo para a revista piauí e o lançamento de duas publicações: o livro “Sertões: luz & treva”s, da fotógrafa Maureen Bisilliat (release em anexo), e a 32ª edição da serrote, revista de ensaios do IMS (release em anexo). Todos os eventos serão abertos ao público, gratuitos e sujeitos a lotação.

A obra de Bisilliat será tema também de uma mostra, que a casa exibirá ao longo de toda a Flip. A exposição reunirá imagens do livro recém-lançado, inspirado em Os sertões, de Euclides da Cunha, e outras fotos que dialogam com as obras de Ariano Suassuna e João Guimarães Rosa.

O primeiro debate realizado na casa será no dia 11 de julho, às 15h. A socióloga Angela Alonso e a historiadora Heloisa Starling falarão sobre os conflitos armados que perpassam a história brasileira. Em seguida, às 17h, haverá uma conversa sobre a Guerra de Canudos, com Hélio de Seixas Guimarães, professor de literatura brasileira, e o historiador da arte Jorge Coli. A mesa é uma parceria do IMS com a Imprensa Oficial e faz parte da programação Flip+. Neste mesmo dia, às 19h, a escritora portuguesa Grada Kilomba falará sobre os feminismos negros.

No dia 12 de julho, às 15h, a antropóloga Lilia Schwarcz debaterá as raízes do autoritarismo no Brasil, tema de seu novo livro. Às 17h o jornalista Chico Felitti discutirá a relação entre repórter e personagem. A programação encerra às 19h com uma conversa com a fotógrafa Maureen Bisilliat, no lançamento da nova edição do livro Sertões: luz & trevas, publicada pelo IMS.

No dia 13 de julho, às 17h, a antropóloga Aparecida Vilaça e o líder indígena Ailton Krenak debaterão a questão indígena e os desafios diante do atual contexto político. Em seguida, às 19h, acontece o lançamento da serrote #32 e da serrote #32 ½, edição especial distribuída gratuitamente na Flip. Na ocasião, haverá uma conversa com o escritor angolano Kalaf Epalanga, que assina três crônicas na serrote #32 ½.

A programação inclui também a gravação de episódios especiais do podcast Maria Vai Com as Outras, produzido pela Rádio Novelo para a revista piauí. No dia 13 de julho, a apresentadora Branca Vianna conversará com duas convidadas: a escritora canadense Sheila Heti, às 12h, e a autora americana Kristen Roupenian, às 15h.

No dia 14 de julho, será a vez do jornalista Bernardo Esteves, da revista piauí, realizar entrevistas. Às 10h, ele falará com o biólogo americano Stuart Firestein, às 12h, e com o jornalista americano David Wallace-Wells. As entrevistas serão abertas ao público e contarão com tradução simultânea.

Além das atividades da casa, o público poderá visitar a mostra Conflitos: fotografia e violência política no Brasil 1889-1964, em cartaz no caminhão-museu localizado na Praça Aberta. Uma parceira do IMS com a Universidade Federal de Minas Gerais, o projeto é uma adaptação da mostra exibida no IMS Paulista e no IMS Rio, e apresenta um panorama da fotografia de guerras civis e outros conflitos envolvendo o Estado brasileiro. O caminhão também terá uma programação de conversas com autores, que acontecerá em seu palco.

Encerrada a Flip, a sede do Instituto Moreira Salles de São Paulo promoverá, no dia 16 de julho, às 19h, um debate com Stuart Firestein, autor convidado da festa literária.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -