- Publicidade -

Conheça o vencedor da 10ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra

Publicado em:

A Fundação SM e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara anunciaram, na noite desta quinta-feira (18), o vencedor da décima edição do Catálogo Ibero-América Ilustra, iniciativa que busca dar visibilidade aos talentos que atuam com ilustrações em publicações infanto-juvenis. O vencedor é o ilustrador argentino Fernando Vazquez Mahia, que levará um prêmio no valor de US$ 5 mil, além de ficar responsável por uma ilustração original para a capa do 10º Catálogo Ibero-América Ilustra e ter espaço dentro da exposição que será realizada na FIL Guadalajara, no fim do ano.

A escolha do júri, composto por cinco profissionais de diferentes países, foi unânime entre as obras de 820 candidatos validados de 19 países da Ibero-América e usou como critérios a clareza do conceito dos trabalhos apresentados, a qualidade narrativa, a originalidade da proposta e a capacidade técnica. Para os jurados, “ele cria um imaginário rico em cores e em sobreposições de formas e elementos que se conectam em uma aparente desordem, convidando o observador a investigar as diferentes camadas de leitura”. Dos 1026 artistas participantes, o México foi o país que teve mais representação, com 214 ilustradores; a Argentina o seguiu com 185; a Espanha com 127; e Brasil com 82. O restante das obras ficou dividido entre os demais países da Ibero-América.

Além do vencedor, foram selecionados outros 41 artistas ibero-americanos para participarem da publicação e da exposição, que acontecerá durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, entre 30 de novembro e 8 de dezembro. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 2 de dezembro.

Para Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM Brasil, o Catálogo abre espaço para o reconhecimento e valorização dos profissionais de ilustração da Ibero-América. “A literatura infantil e juvenil tem várias camadas e múltiplas possibilidades de textos e imagens. Nesse mundo visual em que vivemos, as ilustrações ganham cada vez mais força e espaço. A Fundação SM reconhece esse valor ao promover o Catálogo Ibero-América Ilustra. Reconhece os talentos com a premiação e dá visibilidade a eles com a exposição Invenções gráficas na ilustração. Para nós da Fundação SM Brasil foi uma grande oportunidade poder organizar a exposição e a reunião do júri em São Paulo”, afirma.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -