- Publicidade -

ESPAÇO ARCABOUÇO no Teatro Cacilda Becker

Publicado em:

Contemplado com o Prêmio FUNARTE para circulação de espetáculos circenses (2018), a montagem ESPAÇO ARCABOUÇO, de Porto Alegre (RS), realiza sessões Teatro Cacilda Becker de 01 a 04 de agosto ( de quinta-feira a domingo).

Na montagem o malabarismo é a principal fonte para a criação. Através da execução de procedimentos definidos pelo artista, o trabalho é construído em diálogo com a dança e a performance, buscando instaurar, assim, um “espaço” no qual as relações entre corpo(s) e objeto(s) são mais que possibilidades. Martins estabelece um jogo que vai desde uma demonstração de habilidades virtuosas, até a mais simples tarefa de manipulação. O público, disposto ao redor da cena, em arena, compartilha de perto a exposição deste “arcabouço”.

A configuração dessa proposta se dá através da execução de procedimentos definidos pelo malabarista-performer, no qual o público se depara com “o todo” sem nenhum resquício escondido, o corpo em cena expandido. “A proposta desta produção é se entregar ao risco e as oposições presentes no malabarismo”, explica Gabriel Martins.

ESPAÇO ARCABOUÇO também foi contemplado com o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo para criação em 2014, tendo sua estreia no mês de outubro de 2015 na cidade de Porto Alegre. Por possuir uma estética híbrida entre circo e dança, a montagem recebeu duas indicações em 2015 para o Açorianos de Dança de Porto Alegre 2015 – prêmio concedido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre – nas categorias iluminação e cenário, recebendo o prêmio de Melhor Iluminação. A iluminação é constituída por 16 lâmpadas tubulares dispostas no formato de retângulo, delimitando o espaço cênico e criando diversas formas geométricas.

Além das apresentações no dia 31 de julho (quarta-feira), a partir das 14h, Gabriel ministra a oficina “Diálogos entre corpos e objetos”. Através de uma metodologia que explora conceitos de malabarismo afim de criar uma percepção global do objeto e suas possibilidades, serão realizados jogos e exercícios com bolas de malabarismo. A proposta será guiada pelo artista Gabriel Martins que utilizará uma abordagem exploratória de movimento a partir dos conteúdos selecionados.

Gabriel Martins é formado pela Escola Nacional de Circo como bolsista da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE – (2011/2012) e licenciado em Educação Física pela UFRGS (2016). É curador, desde 2017, do projeto de Circo chamado Cirquintana da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre (RS). Professor do curso de extensão em Gestão das Artes Circenses, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Entre seus trabalhos artísticos destaca-se CORPOBOLADOS, no qual atuou como intérprete-criador do espetáculo que mescla malabarismo e tango. A montagem foi vencedora do Prêmio Açorianos de Dança de coreografia e bailarina do ano (2015).

SERVIÇO
ESPAÇO ARCABOUÇO
*De 01 a 03 de agosto, quinta, sexta e sábado, às 20h e dia 4 de agosto, domingo, às 19h no Teatro Cacilda Becker (R. do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro). Ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
*Dia 31 de julho, quarta-feira, 14h, no Teatro Cacilda Becker (R. do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro).
Duração do espetáculo: 45 minutos
Indicação etária: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -