- Publicidade -

Grupo pernambucano Magiluth traz ao Rio de Janeiro o espetáculo “Dinamarca”

Publicado em:

Celebrando 15 anos de atividades em 2019, o grupo pernambucano Magiluth traz ao Rio de Janeiro o espetáculo “Dinamarca”, inspirado no clássico “Hamlet”, de William Shakespeare. A peça faz curta temporada no Teatro de Arena do Sesc Copacabana, entre 17 e 28 de julho (de quarta a domingo, às 19h). Dirigido por Pedro Wagner e com dramaturgia de Giordano Castro, “Dinamarca” integra a Trilogia da Destruição, iniciada na montagem anterior, “O Ano em que Sonhamos Perigosamente” (apresentada no Rio durante o Cena Brasil Internacional, em 2016), que surgiu no contexto das manifestações populares de 2013.

Conhecido por buscar o diálogo com o momento presente, o Magiluth se vale de obras atemporais como referências. Escrita por volta do ano 1600, “Hamlet” ecoa debates contemporâneos ainda hoje. Partindo daí, “Dinamarca” discute as relações sociais e suas bolhas. No elenco estão Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres e Mário Sergio Cabral.

“Chegamos a cogitar montar o clássico como ele é, mas durante o processo de criação, em 2016, descobrimos que era muito latente ainda falar sobre questões políticas espinhosas”, explica Giordano. “A partir da obra de Shakespeare, discutimos essas bolhas sociais, das quais nós mesmo fazemos parte. Falamos sobre uma sociedade que precisa manter a festa acontecendo, ainda que passando por cima da podridão.”

Em cena, um grupo de amigos da mais alta nobreza está reunido para uma festa de casamento. Em meio às suas felicidades regradas e artificiais, tudo que eles querem é manter seu estilo de vida, encastelado e alheio ao mundo, no qual não existem “questões” e o status quo segue imutável. Eles vivem um momento hygge – conceito dinamarquês para definir uma sensação de conforto, bem-estar, contentamento, baseado nas pequenas coisas simples da vida.

O processo de criação de “Dinamarca” contou com a colaboração artística de Giovana Soar e Nadja Naira, integrantes da companhia brasileira de teatro, e também com o duo Pachka, formado pelos músicos Miguel Mendes e Tomás Brandão, que assinam o desenho de som da peça. “Dinamarca” estreou em 2017, em Recife, e a montagem já foi apresentada em São Paulo, Porto Alegre e Salvador. A última temporada que o Grupo Magiluth fez no Rio de Janeiro foi há cinco anos, com a peça “Aquilo que o meu Olhar Guardou para Você”.

SERVIÇO
Espetáculo: “Dinamarca”
Temporada: de 17 a 28 de julho de 2018.
Local:  Sesc Copacabana – Teatro de Arena (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana)
Dias e horário:  de quarta a domingo, às 19h.
Classificação: 18 anos. Duração: 120 minutos.
Capacidade: 260 lugares.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -