- Publicidade -

“Ilha de Sal” estreia na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Publicado em:

Estreia dia 16 de julho (terça-feira), na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, o espetáculo “Ilha de Sal com “uma certa companhia”, sob direção de Morena Cattoni. A autora Livs Ataíde teve como inspiração a cidade Atafona, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, que foi sendo destruída pelo avanço do mar. O texto da jovem dramaturga trata sobre a trajetória de uma família isolada em uma ilha, após o mar tomar de assalto o que era originalmente seu.

O texto, poético e realista, apresenta um mundo pós-apocalíptico. A cidade está submersa. Uma única família resiste sobrevivente. Na peça, há a inserção de uma dimensão histórica e documental recente: o mais terrível desastre ambiental do Brasil, que aconteceu em 2015, na cidade de Mariana (MG), e que se repetiu este ano (2019) em Brumadinho (MG).

Em cena, o espaço da ilha é delimitado por uma estrutura de alumínio: uma tenda sem cobertura. Os personagens estão à deriva, descobrindo e criando novas possibilidades de existir – e resistir – nas atuais condições. Em paralelo, a montagem apresenta barrancos desabados e barragens rompidas, a partir de pedaços de histórias verídicas. Ilha de sal é, portanto, sobre resistência.

A peça ganhou o edital Sesi Novos Talentos do Teatro e recebeu o prêmio para montagem deste texto inédito, tendo realizado apenas uma apresentação dentro da Mostra Novos Talentos do Teatro, no Sesi Jacarepaguá (RJ). Foram colhidos depoimentos de sobreviventes desses desastres e de outras tragédias. Memórias da infância da autora também estão presentes na dramaturgia.

Serviço:
“Ilha de Sal”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Temporada: de 16 a 27 de julho de 2019 (terça a sábado)
Horário: sempre às 19h
Classificação indicativa: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -