- Publicidade -

“Natureza Desconhecida” contém referências do modernismo e estética futurista

Publicado em:

O artista visual Miguel Sereno apresenta no dia 26 de Julho na Úmida Arte, sua nova exposição “Natureza Desconhecida”. Nesta fase, ele revisita suas origens mais primitivas até suas últimas inspirações que circulam pelo modernismo, formas orgânicas e uma ambiência futurista.

Sereno nos convida a explorar um orbe desconhecido, habitado por estruturas orgânicas que transitam em sua atmosfera numa dança de transparências, conectando superfície e firmamento.

Vários elementos da trajetória artística de Sereno aparecem na sua última produção, a novidade desta vez é a inserção de formas orgânicas inspiradas em imagens microscópicas. “Eu pensei na diversidade das existências, formas orgânicas que pudessem resistir a uma viagem no tempo, talvez intergaláctica, moléculas ou bactérias que pudessem recolonizar outro planeta, trazendo à tona o tema da própria destruição que nós humanos estamos causando no planeta”, explica Sereno.

O resultado estético de sua mais nova produção traz uma composição abstrata, geométrica, com traço rigoroso e elementos que gravitam na tela. É possível perceber, na composição, desenhos de plantas baixas dos jardins de Burle Marx, sua maior influência dos anos na faculdade de Arquitetura.

A viagem pela natureza desconhecida também é um olhar para dentro de si. A volatilidade do estado da matéria permite atuar em outras faixas de frequência vibracional, proporcionando novas sensações, tão buscadas hoje pelos seres humanos.

Na faculdade de arquitetura Sereno desenvolveu sua relação com o desenho e a forma em outras dimensões, passou a entender a arte articulada ao espaço urbano, na possibilidade de desenhar fluxos que serviriam para o convívio das pessoas. “Na época a faculdade de arquitetura havia um time de professores que me influenciou muito: Suzana Queiroga, Hilton Berredo, Nelsom Felix, Pingarrilho, mergulhei ainda mais no universo do desenho na arquitetura” diz Sereno.

Em 2010, Sereno volta a fazer arte de rua, desta vez já com um traço bem marcante – as formas retas, geométricas, tridimensionais abstratas, um estilo singular que o tornou bastante conhecido. Sua arte está nas ruas de muitas localidades do Rio de Janeiro : Borel, Manguinhos, Caju, Vidigal, Rocinha , Barreira do Vasco, Jardim Gramacho, Terreirão Recreio, Jacarezinho, Grota , Vila Operária, Santa Marta, Prazeres, Leblon, Ipanema , Copacabana, Jardim Botânico, Botafogo e outros.

Em 2014 – inicia a fase “Geométrica” com composições abstratas, mantendo as perspectivas, incluindo formas ousadas, texturas muitas vezes poéticas e apocalípticas. É quando entram céus, cores e formas influenciados pelo cinema futurista, extraído de clássicos como Blade Runner, Thron e Metropoles.

Os murais ganharam grandes proporções como um prédio de 40m de altura e 13 andares em Copacabana. Sua arte ficou conhecida e recentemente foi convidado pela Rede Globo para fazer o grafite em uma cidade cenográfica, para a novela “A dona do pedaço” “Pela primeira eu estava sendo pago para grafitar, algo que sempre foi meio proibido, foi uma sensação diferente” brinca Sereno.

Serviço
Exposição: “Natureza desconhecida”
Abertura : dia 26 de Julho, às 19 h
Local : Úmida Arte ( Rua Engenheiro Pena Chaves 6, casa 5 – Jardim Botânico )
Visitas guiadas a combinar no instagram @umida_arte ou telefone (21) 988088010

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -