- Publicidade -

“Tagarelando” se apresenta no mês de julho no Teatro Municipal Maria Clara Machado

Publicado em:

O Teatro Municipal Maria Clara Machado recebe, de 06 a 21 de julho, aos sábados e domingos sempre às 16h, o infanto-juvenil “Tagarelando”, que em sua temporada de estreia, em 2017, conquistou duas categorias do prêmio CBTIJ de Teatro Infantil, sendo melhor atriz para Bárbara Abi-Rihan, que também foi contemplada pela preparação corporal ao lado de Fábio Lacerda. Além disso, o espetáculo foi indicado aos prêmios Zilka Salaberry de melhor direção e melhor atriz, e ao prêmio Botequim Cultural de melhor Atriz

Baseado em “As aventuras de Kadan e Farunk”, de Berto Matys, a montagem, do PORTÔ – Coletivo de Arte, narra a história dos saltimbancos nordestinos, Catirina e Severino, e suas peripécias como uma trupe andarilha de teatro. Nas andanças para mostrar seu trabalho artístico, a dupla invade o palco e vai improvisando em cena um espetáculo. Em paralelo, o público acompanha também o desenrolar de uma outra história que se passa em Argeron, uma cidade fictícia criada a partir da influência dos árabes sobre o nordeste brasileiro. Nesta trama, Suez, o Deus do Vento que faz a Curva, está prestes a destruir o povoado depois que a Amizade e a Felicidade foram embora dali. O espetáculo tem como base a artesania dos artistas de rua, dos contadores de histórias, dos cordelistas, dos repentistas e circenses, atrelada a uma encenação com forte apelo corporal que mescla teatro, dança e circo.

A trilha musical evidencia o encontro sonoro entre o oriente médio e a cultura nordestina, passando pelo cordel, o repente e o aboio (modalidade musical trazida ao Brasil pelos mouros e posteriormente apropriada pelos vaqueiros daqui). A cultura árabe está presente também nos instrumentos musicais utilizados pelos atores, como o pandeiro, indiscutivelmente apoderado pela música nacional, e a darbuka.

SERVIÇO
“TAGARELANDO”
Temporada: 06 a 21 de julho de 2019
Local: Teatro Municipal Maria Clara Machado ( Avenida Padre Leonel Franca, 240, Gávea)
Duração: 60 minutos
Faixa etária: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -