A frase sintetiza o clima e a intenção do EP “Samba Mobiliado”, que João Cavalcanti lança nesta sexta, 30 de agosto, em todos os aplicativos de música pela Som Livre. Está disponível, também, o primeiro clipe do novo trabalho, “Queira ou Não Queira”, dirigido por Maria de Médicis.

Das seis canções, gravadas ao vivo em abril de 2019 no estúdio da Som Livre, no Rio de Janeiro, duas são inéditas – “Moleque”, composta por João, e “Nó”, feita por ele em parceria com Thiago da Serrinha. Além de “Queira ou Não Queira”, João volta a dar voz a outros dois sambas que já tinha gravado com o Casuarina, grupo do qual fez parte por 16 anos: “Quando Você Deixar” (João Cavalcanti) e “Ponto de Vista” (João Cavalcanti / Edu Krieger). Também integra o EP a música “Bicho Saudade”, composta por João e Lenine e interpretada pelos dois, em registro intimista já lançado no início de agosto como single.

Nos cinco sambas do EP, que foi gravado e mixado por Henrique Vilhena e masterizado por Carlos Freitas, João é acompanhado por Alaan Monteiro (arranjos e bandolim), Gabriel de Aquino (violão), João Rafael (contrabaixo) e Thiago da Serrinha (percussão). O processo de gravação das canções foi filmado e, a exemplo de “Bicho Saudade” e “Queira ou Não Queira”, todas vão estar disponíveis também em vídeo, com direção de Maria de Médicis.

“É Samba Mobiliado porque tem muita coisa dentro. Tem o trânsito da cidade, tem uma bagagem abrangente e desamarrada dos rótulos, tem uma formação instrumental sui generis, tem uma vontade genuína de explorar quantos caminhos houver. Tem espaço até pra uma canção como Bicho Saudade, que não parece um samba, tudo vale nessa decoração de interiores. O samba tem que ser o que ele é, não o que determinam que ele não seja”, resume João.

Foto:  André Rola

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here