- Publicidade -

OSB apresenta “Uma Celebração Brasil – Azerbaijão”

Publicado em:

No extremo leste europeu está localizado o quinto país a ser celebrado pela Orquestra Sinfônica Brasileira na Série Mundo. O concerto “Uma celebração Brasil – Azerbaijão” será realizado no dia 14 de agosto, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e terá o maestro Yalchin Adigezalov como regente e a soprano Seljan Nasibli como solista convidada. Além de obras dos compositores azerbaijaneses Kara Karayev, Asaf Zeynalli e Fikret Amirov, o programa também contará com Debussy e Ravel. A OSB conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem a NTS como mantenedora, Vale, Brookfield e Eneva como patrocinadoras e Eletrobras como copatrocinadora.

O poema sinfônico “Prelúdio à Sesta de um Fauno”, do francês Claude Debussy abre o programa, seguido por “Dom Quixote”, de Kara Karayev. Depois do intervalo, a soprano Seljan Nasibli se junta à orquestra em “Sheherazade”, do francês Maurice Ravel, e em Ölkəm (Mãe Terra), de seu compatriota Asaf Zeynalli. O compositor Fikret Amirov encerra a noite com “A Tale About Nasimi” (“Um Conto Sobre Nasimi”).

O maestro Yalchin Adigezalov já teve outras passagens pelo país, inclusive regendo a OSB, em 2015. Já a soprano Seljan Nasibli está animada para sua primeira visita ao Brasil. “Ouvi coisas maravilhosas sobre o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e não vejo a hora de me apresentar para o público dessa bela cidade”. A apresentação marcará também a estreia da solista na execução do repertório: “Cantarei pela primeira vez, ao vivo, as obras do programa. ‘Shéhérazade’ fala de terras exóticas e antigas, e acho que o público será transportado para esses lugares distantes através da bela orquestração e melodias de Ravel. É também um prazer apresentar aos brasileiros uma peça do Azerbaijão” – se referindo a “Olkem”, de Asaf Zeynalli.

A Série Mundo tem como objetivo de apresentar riquezas musicais de diferentes países, assim como abrir espaço para obras de compositores brasileiros ou internacionais que foram influenciados ou se inspiraram na música dessas nações. Além do Azerbaijão, França, Áustria, México e Alemanha já tiveram sua música em evidência no ciclo. O concerto “Uma celebração Brasil – Azerbaijão”, da Série Mundo, conta com a parceria da Embaixada da República do Azerbaijão no Brasil.

SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Brasileira (Série Mundo – Azerbaijão)
Yalchin Adigezalov, regência
Seljan Nasibli, soprano
Dia 14 de agosto de 2019 (quarta-feira), às 20h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº – Cinelândia/Centro)
Ingressos: (à venda na bilheteria do Municipal e no site Ingresso Rápido –

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -