- Publicidade -

Senac e Sesc RJ promovem diversidade de experiências culinárias durante a 9ª edição do Rio Gastronomia

Publicado em:

O Espaço Senac terá uma cozinha equipada para que 24 pessoas coloquem a mão na massa orientadas por instrutores e pelo estrelado time de chefs do Senac RJ: os embaixadores Christophe Lidy (Cozinha Francesa), Frédéric Monnier (Padaria), Frédéric de Maeyer (Confeitaria), Silvana Bianchi (Cozinha Italiana), Teresa Corção (Cozinha Brasileira) e Danio Braga (Cozinha Mediterrânea), além do chef da instituição, Osvaldo Gorski. Nas oficinas, os participantes irão preparar e degustar receitas de diversas especialidades e ainda ganhar um voucher de 40% de desconto em títulos selecionados pela Editora Senac Rio.

Os visitantes do Rio Gastronomia que passarem pelo Espaço Senac também poderão aprender sobre drinques, harmonização de vinhos, métodos de preparo de café, degustação de cervejas durante as oficinas que serão ministradas em um bar. Haverá ainda uma exclusiva varanda onde o público poderá conhecer mais sobre cursos do Senac RJ.

O Espaço Mesa Brasil, do Sesc RJ, também terá uma cozinha mão na massa com capacidade para grupos de 16 pessoas, que irão aprender e degustar receitas criadas a partir do aproveitamento integral de alimentos como panqueca doce com recheio de geleia de tomate, pão de beterraba, nhoque de rosas vermelhas, tartar de manga com chuchu, entre outras surpresas. O programa do Sesc RJ visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-os a instituições sociais parceiras.

Durante o evento, as doações de alimentos não perecíveis serão distribuídas para creches, asilos, orfanatos, entre outras organizações parceiras do projeto.

Os auditórios também serão locais de interação com o público. Para falar sobre o desperdício de alimentos, associado ao descarte doméstico, o Mesa Brasil convidou a chef Ana Ribeiro para apresentar, no Auditório Santander, as Panc’s, plantas alimentícias não convencionais. O mesmo espaço também sediará bate-papos promovidas pelo Senac RJ sobre Vinhos com Surpresa, com os especialistas Alessandro Trindade, Marlene Souza e Jeanne Marioton, e Cervejas envelhecidas, também com o Alessandro, ao lado de José Honorato. No Auditório Senac, o chef Osvaldo Gorski irá abordar o tema Coma de maneira sustentável.

Além do desconto especial para participantes das oficinas Cozinha Mão na Massa do Senac, a Editora Senac Rio, localizada em frente ao espaço, irá conceder 30% de desconto em títulos de seu catálogo. No dia 24, alguns dos 12 chefs que assinam a obra Ecochefs: parceiros do agricultor, do Instituto Maniva, lançada dia 8, participarão de aula-show no Auditório Senac, entre eles, os chefs embaixadores do Senac RJ: Teresa Corção, Frédéric de Maeyer, Rafa Costa e Silva, Frédéric Monnier e o chef do Senac RJ, Osvaldo Gorski. O encontro irá mostrar um pouco da abordagem do livro, que trata a importância das referências regionais, da responsabilidade social na gastronomia e da interlocução entre cozinheiros e produtores.

Além dos shows de encerramento de cada dia do evento, o Palco Sesc RJ irá oferecer intervenções circenses com o grupo Chorumello Circus. Com ferramentas como perna de pau, perna de mola, monociclo, malabares, bolhas de sabão gigantes, saxofone e percussão, os artistas iniciam a atração no palco, mas descem e caminham pelo evento para interagir com os visitantes nos finais de semana à tarde. A atração começa sempre às 17h30, exceto no domingo, dia 18, que será às 16h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -