- Publicidade -

Tusquets lança obra vencedora do prêmio literário mais prestigiado da França

Publicado em:

Vencedor do prêmio Prix Goncourt 2017, o prêmio literário mais prestigiado da França, “A ordem do dia” chega ao Brasil em agosto pelo Tusquets, selo da Editora Planeta. Além do sucesso de crítica, o livro tornou-se um fenômeno de vendas, com mais de 500 mil cópias vendidas no mundo e teve seus direitos de publicação vendidos para mais de 30 países.

O escritor e cineasta Éric Vuillard narra, em passagens episódicas e com um grande elenco de personagens históricos, os bastidores de dois momentos-chave da Segunda Guerra Mundial: o apoio dado pelos maiores industriais da Alemanha a Hitler e a anexação da Áustria ao Reich.

O primeiro evento ocorre em 20 de fevereiro de 1933, quando o recém-nomeado chanceler da Alemanha, Adolf Hitler, conduz uma reunião para encorajar 24 líderes da indústria alemã – representando empresas, como Siemens, Shell, Allianz, BMW e Bayer – a investir no Partido Nazista. O argumento deles era de que o país clamava por estabilidade econômica e de que o socialismo nacional seria vantajoso para os negócios de todos.

Já em 12 de março de 1938, um dia repleto de situações e personagens, por vezes grotescos e ridículos, acontecia. Como pano de fundo, a anexação da Áustria – país de origem de Hitler – à Alemanha, que criaria assim o Terceiro Reich. O episódio não foi tão magnífico quanto à imprensa alemã retratou: problemas mecânicos, por exemplo, deixaram todos os tanques parados na estrada logo depois que eles cruzaram a fronteira com a vizinha Áustria.

O último capítulo dedica-se a Gustav Krupp, o industrial do aço que ilustra a capa do livro, responsável pela maior contribuição ao Partido Nazista em 1933: um milhão de marcos. O autor destaca como as grandes corporações lucraram com o trabalho escravo judeu e descreve as negociações para que as indenizações a sobreviventes do Holocausto fossem as menores possíveis. Após dois anos de discussões, Alfried – filho e sucessor de Gustav Krupp nos negócios – chegou ao valor de 1.250 dólares a cada sobrevivente, ação que deu uma notável publicidade à empresa.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -