- Publicidade -

Autora aborda sabedoria milenar e cultura pop do Japão, em harmonia com a cultura brasileira

Publicado em:

A autora da obra infanto-juvenil “Caminho para ver estrelas” ganhou dois momentos especiais na XIX Bienal Internacional do Livro Rio (de 30/08 a 8/09): dia 7 de setembro, sábado, fará palestra a partir das 15 horas, no Estande do Japão, País homenageado da Bienal do Livro do Rio de Janeiro; às 17h, no Estande da Editora Cortez, vai dar autógrafos, conversar com leitores, fazer sorteio de livros e distribuição de brindes especiais do #caminhoparaverestrelas. Ela levará dois personagens de seus livros nos dois estandes.

Lúcia Teixeira vai falar no espaço do Japão (Estande 40, Pavilhão 4 – Verde), às 15 horas, sobre “O Segredo da Longa Vida”, publicado pela Editora Unisanta, obra sobre a saga dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. O livro foi o primeiro infantil brasileiro traduzido para o japonês e entregue pela escritora ao imperador Naruhito, nos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Lúcia abordará a sabedoria milenar e a modernidade da cultura pop do Japão, em harmonia com a cultura brasileira, presentes nas aventuras da japonesinha Aiko, recém-chegada no Brasil em 1908 e do brasileirinho Lucas, perseguidos por maligno ninja. Por meio dos personagens Aiko, nome em homenagem à filha do imperador, que significa Amor, e Lucas, nome do filho da autora, cuja raiz é Luz, falará da amizade Brasil Japão no passado e na nova era nipônica, Reiwa.

A escritora vai oferecer exemplares do livro editado também em japonês (tanto em kanji, a escrita em ideogramas, e furigana, fonético, para as crianças) para a senhora Rina Ishikawa, adido cultural do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, aos membros do Corpo Consular e aos autores presentes à Bienal. A Bienal Internacional do Livro do Rio é o maior evento literário da América Latina e o estande do Japão terá destaque especial.

No Estande da Cortez

O estande da Cortez Editora no Pavilhão Laranja (FD5) vai virar um #caminho para ver estrelas. A autora da obra infantojuvenil “Caminho para ver estrelas”, editado em parceria também com a Unisanta, vai autografar seu livro no dia 7 às 17h e receber os leitores com muitas surpresas.

A programação da Bienal será a mais diversa de todos os tempos, com conteúdos múltiplos e debates sobre temas como democracia, feminismo, fake news, meio ambiente, história, diversidade, fé e outros assuntos que fazem parte da obra da escritora Lúcia Teixeira.

Lúcia Teixeira comenta que está muito feliz com os dois convites para participar dessa Bienal: “O contato do leitor com o autor é um momento muito especial, principalmente para o público infantojuvenil. Valorizo muito, não só porque crianças e jovens representam o futuro, como também porque eles cobram dos adultos atitudes mais responsáveis no presente. Além de divulgar temas de meu livro mais recente, sobre imaginação, criatividade, tolerância e compaixão, entre outros, vou falar, a convite do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, na programação oficial do estande do Japão, país que eu respeito muito e que está também ligado à minha obra infantil e à história do Brasil”. Esse livro faz parte da Trilogia do Tempo que inclui “Tudo é possível” e “Caminho para ver estrelas”.

Caminho para ver estrelas

Em uma cidade praiana, que pode ser Santos ou qualquer outra, os jovens acordam infectados com uma misteriosa doença: perderam a capacidade de imaginar, de ter desejos, de criar, de acreditar em si mesmos e não conseguem mais enfrentar frustrações. Os adolescentes Lucas e Ana são os narradores desses fatos e passam a viver nesse dia em universos paralelos, que dão origem a histórias diferentes no espaço-tempo, em mundos medonhos e sombrios. Com uma narrativa ágil e não linear, como um game de takes rápidos e muita ação, os personagens Lucas (presente como criança nos dois livros infantis anteriores) e Ana seguem uma jornada nas fendas entre passado e presente, ao lado de pessoas comuns, seres malignos e visões apocalípticas de um futuro próximo do Planeta.

Metáforas para temas atuais como depressão, poluição, destruição do Meio Ambiente, loucura, drogas e inclusão garantem a atualidade da obra, que também inclui uma playlist selecionada especialmente para os momentos importantes da história e os sentimentos dos personagens.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -