Numa peça de teatro, muitos olhares se entrelaçam. Os olhares de direção, elenco, cenografia, iluminação, os da plateia… Há também os olhares das pessoas que estudam o teatro e pensam este espaço teoricamente. Todas essas perspectivas são importantes. Pensando nisso, o Museu da Vida está organizando o evento “Ciência e teatro: múltiplos olhares”, que reunirá artistas e acadêmicos das áreas do teatro e da divulgação científica para debater a prática teatral que enxerga na ciência um campo fértil para criação. O encontro acontecerá no dia 16 de setembro, das 9h às 17h – já no aquecimento para a Semana da Primavera de Museus -, na Tenda da Ciência do Museu da Vida. Contará com tradução simultânea (inglês-português), entrada gratuita e transmissão ao vivo.

Segundo Carla Almeida, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica no Museu da Vida, o objetivo é ampliar a discussão sobre as interações entre ciência e teatro, somando a ela visões de múltiplos campos e de diferentes profissionais. “Embora a divulgação científica incorpore cada vez mais as artes cênicas em suas iniciativas práticas, a produção acadêmica sobre essas interações ainda é escassa e fragmentada na área”, afirma Carla, responsável pela curadoria do evento.

Ela acrescenta que os estudos sobre essa temática circulam pouco no meio profissional, de modo que dificilmente estimulam reflexões e mudanças no setor. “É importante que a pesquisa se alimente mais da experiência prática e vice-versa, por isso a relevância de haver um diálogo mais profícuo entre todos os atores envolvidos”, defende a pesquisadora.

O evento mesclará conferências, mesas-redondas e performances artísticas, conduzidas por atores, diretores, comediantes e pesquisadores, que certamente irão ajudar a ampliar o debate sobre as artes cênicas no âmbito da divulgação científica, campo que compartilha anseios e ambições com o campo teatral. Ao final, haverá espaço para conversas mais informais durante o coquetel de encerramento do evento. No dia, será possível preencher uma lista declarando interesse em receber certificado de participação, o qual será enviado posteriormente por e-mail. O encontro não requer inscrição prévia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here