Quando Ziraldo fez 85 anos, em outubro de 2017, o cartunista Edra resolveu surpreender seu amigo, reunindo 85 caricaturistas para homenagear o mestre. Organizar essas caricaturas em um livro foi apenas parte da brilhante ideia de Edra que, além de cartunista, também é curador do Salão de Humor de Caratinga e da Casa de Cultura Ziraldo, ambos em Caratinga (MG), cidade natal dos dois amigos.

Publicado pela Editora Melhoramentos, Ao Mestre com Carinho reúne, nas suas 192 páginas, um registro ilustrado por caricaturas de 85 talentosos cartunistas, escolhidos a dedo, que recriam fatos da vida e obra do multifacetado Ziraldo.

A segunda parte deste trabalho notável foi trazer uma biografia com dados, datas, fotos, desenhos e particularidades da vida e da obra de Ziraldo, que adorou o trabalho e abriu seus arquivos para complementar a obra.

O resultado foi um livro-homenagem que teve ainda a colaboração dos irmãos de Ziraldo, Zélio e Geraldinho, texto de apresentação do cartunista/jornalista JAL, Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e na contracapa, uma mensagem do Jô Soares ao amigo de longa data.

Quase dois anos depois, com muito sucesso e reconhecimento, a obra acaba de ganhar, na categoria homenagem, o 31º Troféu HQMIX, o mais importante troféu da América Latina. Além disso, no dia 07 de setembro, às 15h30, no Estande da Editora Melhoramentos, durante a XIX Bienal Internacional do Rio, Edra reuniu 17 dos 85 cartunistas que colaboraram na obra, para autografar. Estarão no estande:

Afonso Carlos, Alan Souto Maior, Alecrim, Amarildo, André Barroso, Aroeira Camilo Riani, Edra, Erthal, Evandro Rocha, Fábio Coutinho, Ferreth, Glen Batoca, Hippertt, Ique, Liberati, Mauro Miranda, Mig, Mônica Fuchshuber, Mônico Reis, Nei Lima, Paulo Branco, Paulo Caruso, Quinho, Rice, Rossi, Rui Miranda, Santiagu, Sérgio Gomes, Seri, Sid, Simch, Stegun, Suélen Becker, Thiago Lucas, Toscano, Turcios, Ulisses, Veronezi, Willian Medeiros e Xavier.

Os cartunistas convidados desta obra manifestaram admiração e carinho pelo mestre Ziraldo, apresentando desenhos dos mais variados estilos e técnicas, entre eles a participação especial de Mauricio de Sousa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here