- Publicidade -

Exposição Permanente “Décadas e Descobertas” do Centro Cultural Light ganha novo circuito de visitação

Publicado em:

Inaugurado em fevereiro de 2019, a exposição permanente “Décadas e Descobertas” convida o visitante para uma reflexão sobre temas relacionados aos avanços tecnológicos e mostra como a chegada da energia elétrica impulsionou as transformações sociais na vida das pessoas. A visita oferece experiências para crianças, jovens e adultos, com ensinamentos de como a energia está presente na sociedade.

Localizado no prédio histórico, sede da Light, o Centro Cultural Light oferece gratuitamente aos cariocas e visitantes mais de cinco mil metros quadrados de história, cultura e entretenimento. O espaço interativo “Décadas e Descobertas” é promovido pelo Programa Educativo Cultural Light, conta com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE – ANEEL) e apresenta um novo circuito de visitação.

Em que tempo você está? E os seus hábitos? Eles são sustentáveis? Essas são algumas perguntas que o espaço faz ao seu visitante. Do passado ao futuro, a exposição permanente faz o convite para explorar e refletir temas relacionados aos avanços tecnológicos e como a chegada da energia elétrica impulsiona transformações sociais na vida das pessoas. O instigante espaço traz a reflexão sobre a evolução e o papel da energia elétrica, que no início era considerada uma inovação de ruptura e depois se transformou em elemento essencial para a sociedade.

Se no início da década de 20 o consumo de energia era estimulado, não havendo qualquer reflexão sobre seu uso consciente, com o aumento da população e o desenvolvimento da tecnologia, a demanda aumentou expressivamente, pesando sobre os recursos naturais, que foram diversificados, porém incapazes de suprir integralmente esta nova realidade. Por isso surgiu a necessidade de conscientizar a população sobre hábitos de consumo, e a evolução dos equipamentos, tanto no âmbito do design quanto no aspecto de economia energética.

Todas essas informações vêm embaladas de maneira lúdica e criativa pela equipe do Programa Educativo Cultural Light, que realiza a mediação em todo o espaço, “O espaço traz uma possibilidade de mediação diferenciada em relação a locais como o Museu Light da Energia, por exemplo. Conseguimos unir tanto temas socioambientais quanto históricos e isso nos permite formular um debate perpassando diferentes épocas e costumes, além de trabalhar com múltiplos elementos de mediação” afirma Rodrigo Fernandes, educador do espaço.

Serviço:
Abertura da série de eventos especiais em comemoração aos 25 anos do Centro Cultural Light em 2019
Horário de visitação: 09:00 às 18:00
Local: Centro Cultural Light
Endereço: Av. Marechal Floriano, 168, Centro do Rio de Janeiro

Foto: Thalita Cardoso

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -