- Publicidade -

JazzTempo Itália Tour anuncia shows no Manouche

Publicado em:

JazzNosFundos apresenta JazzTempo Itália, série que oferece uma imersão na produção musical contemporânea da Itália. Os shows acontecem no JazzNosFundos, em São Paulo, e, parte da programação, no Manouche | Casa Camolese no Rio de Janeiro, novo local confirmado da turnê.

Realizado em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, com a Puglia Jazz Sounds e o apoio do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, a primeira edição tem foco na região da Puglia.

No dia 19 de setembro, a casa carioca recebe o show do cultuado DJ e guitarrista Nicola Conte, que vem pela primeira vez ao Brasil com sua banda Spiritual Galaxy. “Você poderia chamar o trabalho de afro-jazz espiritual ou cósmico. Eu também poderia concordar em chamá-lo de afro-soul”. É assim que um dos maiores nomes do jazz italiano, guitarrista, DJ, produtor e bandleader descreve seu mais recente álbum.

Nesta tour internacional com Spiritual Galaxy, Nicola apresenta seu novo álbum, “Let Your Light Shine On”, que entrelaça soul e grooves pulsando com a batida e a respiração da África. Inovador jazzista, o músico sempre esteve aberto a sons de todo tipo e cor. Nascido em 1964, Conte formou, no início dos anos 90, o The Fez Collective em sua cidade natal Bari na região da Puglia, produziu jazz e, como amante declarado da música brasileira, também Bossa Nova moderna voltada para o eletrônico.

A partir do oitavo álbum, Conte transmitiu seu interesse pela desaceleração espiritual. “Estou interessado na abordagem afrocêntrica que artistas como John Coltrane e selos como Strata-East alavancaram nos anos sessenta e setenta”, disse este obcecado colecionador de discos.

“Let Your Light Shine On” lança sua visão do jazz cósmico em um design tonal contínuo – sem restringir a liberdade de seus músicos. A base de “Let Your Light Shine On” é a banda ao vivo de Conte, Spiritual Galaxy. Conte toca guitarra e é acompanhado por grandes estrelas internacionais.

Com Nicola Conte (guitarra), Carolina Bubbico (voz), Gaetano Partipilo (sax alto, synth), Mirko Signorile (piano), Marco Bardoscia (baixo), Dario Congedo (bateria) e neste show, contarão com o percussionista baiano radicado no Rio de Janeiro, Marco Lobo.
No dia 26 de setembro, mais uma vez na casa do Jardim Botânico a turnê traz o trio do aclamado clarinetista, Gabriele Mirabassi ao lado de Di modugno e Balducci que apresentam o show Amori Sospesi.

Gabriele Mirabassi, um dos músicos italianos mais aclamados no Brasil, vem com freqüência ao país apresentar-se com nomes como Guinga, André Mehmari, Mônica Salmaso, ou mesmo com orquestras. Mas esta é a primeira vez que vem ao país com seu trio que reúne ainda Nando Di Modugno, violonista que se destaca tanto na música clássica quanto no jazz e Pierluigi Balducci, um dos mais ativos baixistas de jazz elétrico e acústico da atualidade.

Envolvendo o público em uma viagem evocativa do Mar Mediterrâneo até a América do Sul, o trabalho segue um caminho ao longo do qual o jazz, o folclore e os ecos das tradições clássicas se cruzam. O álbum, “Amori Sospesi”, lançado pela Dodicilune, inclui obras de M. Rojas, H. Mancini, M. Schneider, Matheny / Mays e composições originais dos três músicos italianos.

SERVIÇO:
Nicola Conte & Spiritual Galaxy
Feat: Carolina Bubbico e Marco Lobo
Abertura: Gaetano Partipilo & The Boom Collective
JazzTempo Itália por JazzNosFundos
Data: 19/09
Horário: 21h
Ingressos: manouche.byinti.com
Local: Manouche – Rua Jardim Botânico, 983

SERVIÇO
Gabriele Mirabassi, Nando Di Modugno e Pierluigi Balducci Trio | Amori Sospesi
JazzTempo Itália por JazzNosFundos
Data: 26/09
Horário: 21h
Ingressos: manouche.byinti.com
Local: Manouche – Rua Jardim Botânico, 983

Foto: NICOLA CONTE. DIVULGAÇÃO.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -