Palestrantes do Brasil e Portugal estimularão troca de experiências, reflexões e discussão de novas práticas. Evento coincide com a tramitação de Projeto de Lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, que modifica o conceito de biblioteca nas escolas.

No dia 25 de setembro, acontecerá na Escola Sesc de Ensino Médio, o IX Encontro Escola Sesc de Bibliotecas Escolares. O objetivo é debater sobre a importância das bibliotecas no processo de aprendizagem e desempenho dos estudantes. O evento terá palestras e debates com José Saro (Portugal) professor da Universidade de Coimbra, Marcia Figueiredo Feijão (Colégio Pedro II) Doutora e Mestre em Ciência da Informação e Zoara Failla, gerente de pesquisas do Instituto Pró-Livro.

“O Encontro pretende articular a troca de experiências, estimular reflexões sobre a importância da biblioteca no contexto escolar e para a sociedade, manter intercâmbio com outras bibliotecas, tornar públicas as experiências educacionais na Escola, atualizar os participantes em temas relevantes e inspirar para a proposição de novas práticas na área”, explica oCoordenador de Biblioteca da Escola Sesc de Ensino Médio, José Maria Junior.

O evento coincide com a tramitação de Projeto de Lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, que modifica o conceito de biblioteca nas escolas e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares. O texto aprovado prorroga para 2024 o prazo para que todas as escolas do País tenham biblioteca com acervo mínimo de um título para cada aluno matriculado e um bibliotecário por colégio.

Hoje, a definição de biblioteca escolar prevista na lei resume-se a afirmar que são unidades depositárias de coleção de livros, materiais vídeo gráficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta. O novo texto considera biblioteca escolar “equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo”, com uma série de objetivos, como disponibilizar e democratizar a informação, promover habilidades e constituir-se como espaço de recursos educativos.

Foto: José Junior

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