O charme e o hip hop serão as grandes atrações dos espetáculos que serão realizados de 11 a 13 de outubro no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Angel Vianna, sob a direção de Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves. Em sua 8ª edição, a Mostra de Dança Urban Charme convida, de forma inédita, 30 coreógrafos renomados e especializados em danças urbanas, oriundos do Estado do Rio de Janeiro e de Brasília. As apresentações acontecerão sempre às 20h. No mesmo final de semana, será promovida a 2ª edição da peça coreografada ‘People’, que traz novas cenas e retrata o cotidiano vivido nos bailes de charme do Rio, e será encenada às 18h.

“A proposta desta edição do Urban Charme é homenagear o ritmo ‘charme’ em suas diversas vertentes e sob os diferentes olhares daqueles que defendem este movimento cultural através da dança, dos passos elegantes e de toda a trajetória de luta e resistência que carregam em si. O público poderá conhecer o trabalho artístico de coreógrafos de diversas regiões do Rio de Janeiro e de Brasília. Este encontro promete fortalecer ainda mais o charme, ritmo consagrado nos anos 80 e 90 e que encanta gerações até hoje”, conta Marcus Azevedo, diretor da mostra e líder da Dança & Charme Cia.

Participam da 8ª edição do Urban Charme os coreógrafos Flávio Soul (XSTYLE Dance Caxias), Cleyton Hilário (Convexus Dance Company – Zona Oeste), Soninho (9lug – Zona Sul), Júlio Bottoni e Bruno Wilhams (Styles – Tijuca), Kleyton Muniz (KJ Company – Magé), Samuel Malaquias e Paloma Schonwandt (Element Urban e Conexão Império Urbano – Petrópolis), Ivo Xavier (Charme em Movimento – DF/Brasília), Sonia Maria (Seja Charme – DF/Brasília), Dany Possidônio (Legacy – Comunidade do PPG), Hudson Bruno (Dance in Rio – Morro dos Tabajaras), Dândara Corrêa e Luan Soul (Arte Carioca Urbana – S. J. de Meriti), Davi Olliver (Rewild Dance Company – São Gonçalo), Josi Lavinas/João Herique/Caio Ribeiro/Lucas Leiroz (Bang, AG, BlackTude, Xperience – Madureira), Eduardo Gonçalves (Originais do Charme – Madureira), entre outros.

A Mostra de Dança Urban Charme foi criada em 2015 e não possui caráter competitivo. O evento oferece ao público um panorama da produção criativa de grupos de danças urbanas, em sua maioria das periferias do Rio de Janeiro, desafiando os participantes a desenvolverem temas estipulados para cada edição. A Urban Charme recebe entre 600 e 700 pessoas por temporada. Já atrai atenção de companhias de além Rio e também infantis ou mistas – integradas por adultos, jovens e crianças. Isto ressalta a capacidade de atração de plateias não restritas ao Estado e de todas as faixas etárias. Abraçados pelo charme, os estilos musicais diversos, seguindo os desafios da temática de cada evento, enriquecem e estimulam a renovação desta manifestação cultural genuinamente suburbana carioca. E levam novos ares ao gênero. O espaço naturalmente agregador, envolvente, democrático e pacífico do charme mantém as portas abertas para novas influências.

Espetáculo People apresenta segunda temporada com novas cenas

Em sua segunda temporada, o espetáculo “People”, também dirigido pela dupla de coreógrafos Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves, da Dança & Charme Cia., apresentará novas cenas. Sucesso de público desde a primeira edição, realizada em julho deste ano, a peça está de volta e será realizada de 11 a 13 de outubro, às 18h, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Angel Vianna.

O espetáculo pretende mostrar um pouco do cotidiano e da realidade vivida pelos dançarinos de ritmos urbanos como o Charme, popularmente conhecidos como “Charmeiros”. O elenco conta com 22 atores e bailarinos, todos frequentadores dos bailes, que passaram por uma preparação corpórea e de movimentos rigorosa. Na seleção musical, o público poderá assistir a performances coreografadas com canções clássicas dos bailes de charme, além de Elza Soares, Racionais MCs, Tim Maia, Chaka Khan, entre outros.

“People” pretende exaltar a conexão entre ritmos de dança urbana e os sonhos e emoções daqueles que se entregam à arte. “Esta segunda temporada é uma versão ‘plus’ e traz cenas que não foram apresentadas na estreia, novos olhares sobre o cotidiano dos ‘charmeiros’, das suas lutas vencidas diariamente e de toda a influência do ‘charme’ no jeito deles se vestirem e se posicionarem no dia a dia. Nosso objetivo é mostrar, através dos personagens da vida real, como o ‘charme’ é capaz de transbordar elegância e sentimentos positivos naqueles que o seguem”, conta Marcus.

Serviço
Mostra de Dança Urban Charme – 8ª edição
Data: de 11 a 13 de outubro
Horário: 20h
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (Teatro Angel Vianna)
Endereço: Rua José Higino, 115 – Tijuca
Classificação: Livre
Espetáculo People – 2ª temporada
Data: de 11 a 13 de outubro
Horário: 18h
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (Teatro Angel Vianna)
Endereço: Rua José Higino, 115 – Tijuca
Classificação: Livre

Foto: Alexandre Martins.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here