Ancorado sobre os pilares da gastronomia, música e comportamento, o evento terá sua primeira edição entre os dias 19 e 20 de outubro e fará do Parque das Figueiras o grande ponto de encontro dos cariocas.

Da cerveja gelada à cachacinha, do belisquete ao petiscão, do samba ao chorinho, da purrinha à sinuca, e com muita conversa de botequim, este é o BTC – Boteco, Tradição e Cultura, que faz sua primeira edição entre os dias 19 e 20 de outubro, no Parque das Figueiras, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento – gratuito e aberto ao público – reunirá botecos tradicionais e queridos de diferentes regiões da cidade, apresentações musicais de artistas ligados aos gêneros mais ouvidos nas mesas de bar, Karaokê, além de jogos típicos e a divertida corrida de garçons.

O evento, desenvolvido pela Rio de Negócios em parceria com amantes da cultura de botequim, tem na gastronomia, música e comportamento seus principais pilares e conta com a curadoria do butecólogo Guilherme Studart, autor do Guia Rio Botequim, um apaixonado e grande conhecedor dos botecos – já esteve em mais de mil nos últimos 5 anos – e de tudo que envolve esse rico universo:

“Boteco é aquele ambiente que tem a atmosfera de camaradagem, de interação entre o dono, o freguês e os garçons, de relaxamento. As pessoas vão para se descontrair e, óbvio, para comer e beber também, mas a descontração e o relaxamento são os objetivos de quem vai ao boteco. É sempre bom valorizar o patrimônio imaterial da nossa cidade e é isto que o BTC está buscando”, conta Guilherme.

O objetivo é tornar o BTC um ponto de encontro para cariocas da gema e do coração, reunindo no mesmo local as principais referências da cultura de boteco, convidando a cidade maravilhosa a imergir nesse universo descontraído, plural e sem espaço para preconceitos. “Em tempos de escassez de empatia e conexão pessoal, temos que fortalecer a cultura de boteco, cuja essência é a democracia e respeito ao próximo. O BTC é uma homenagem à cultura de botequim, um evento que vai explorar de fato a tradição botequeira em seus mais diversos ângulos, uma experiência de conexão do público com algo que faz parte da nossa identidade”, afirma João Victor Martins, gestor do projeto BTC.

A expectativa é que o público encontre no BTC um ambiente familiar, reconhecendo as principais referências de seus botequins favoritos, todos no mesmo lugar. Além da comida gostosa e da bebida gelada, o evento vai contar ainda com uma programação musical em dois palcos com roda de samba, chorinho e mpb, além de um espaço para a galera soltar a voz no Karaokê, um clássico dos botequins.

Jogos típicos, como purrinha, sinuca, sueca e truco, além de uma divertida corrida de garçons, também serão atrações à parte. Para despertar momentos inesquecíveis, os espaços Memórias de Boteco, uma exposição sobre a história da boemia carioca, e Conversa de Botequim reviverão algumas das muitas histórias dos botequins cariocas. Afinal, por aqui boteco é tradição e cultura.

Serviço:
BTC
Datas: Sábado, 19 de outubro
Domingo, 20 de outubro
Horário: 12h00 às 00:00
Local: Parque das Figueiras, Lagoa Rodrigo de Freitas
Ingresso: GRATUITO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here