- Publicidade -

Instalação performativa convida espectadores para uma experiência sensorial

Publicado em:

O Núcleo de Artes Integradas apresentará ao público, “ENTRE CINZAS, OSSOS E ELEFANTES”, uma experiência imersiva, interdisciplinar e intercultural,que traz uma instalação performativa, convidando os espectadores para uma experiência sensorial.

A obra pretende deslocar o espectador da ideia do entendimento lógico, trazendo-o para o centro da experiência e da ação dramatúrgica, uma vez que não há condução de plateia, e o espectador é obrigado a tomar suas próprias decisões e escolher como irá percorrer e se relacionar com a instalação. Dessa forma ele tem a tarefa de construir sua própria obra, a partir de como ele se afeta e especula sobre o que vê. Assim, cada espectador acaba experienciando a cada noite, uma obra final diferente, única e efêmera.

– A partir de uma pesquisa dramatúrgica, que parte de diferentes referências e pensadores, o NAI se lança na construção de um campo afetivo entre seus artistas e os espectadores, criando imagens, sensações e dispositivos que provoquem e afirmem, que mesmo em tempos de censura, de destruição e obscurantismo, nós insistimos em criar uma pulsão de vida, beleza e poesia, inventar memórias e habitats -, declara o diretor Renato Rocha. –

Desses edifícios da modernidade em desmoronamento, que são na verdade nossos próprios corpos, identidades, direitos, ofícios e desejos atacados hoje por forças opressoras, criaremos novos lugares possíveis, re-existindo, se reinventando e dando voz ao amor, a alegria e a esperança. Como refletir sobre essa sociedade em escombros sobre a qual vivemos hoje, o sujeito contemporâneo e seu corpo como esses edifícios em constante erosão, arruinamento e desmoronamento, a nova vida que ressurge após a destruição? O que seria caminhar sobre os escombros e construir um mundo possível para um novo futuro? Como criar, atravessamentos capazes de traduzir essas questões numa obra aberta e multidisciplinar? Dessa forma será proposto aos espectadores que eles sejam provocadores de sua própria experiência, a partir de como eles escolhem percorrer os cômodos da Casa da Glória, quanto tempo irão dedicar a cada performance/instalação e o quanto vão decidir se envolver nos acontecimentos que irão transformar o espaço durante a obra -, conclui o diretor.

Serviço
Local: Casa da Glória – Ladeira da Glória, 98, Glória, Rio de Janeiro
(próximo a Estação Glória do Metrô)
Temporada: de 3 de novembro à 3 de dezembro de 2019. Domingos, segundas e terças, às 20h.
Valor do Ingresso: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia-entrada)*
*sujeito à alteração
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 120 minutos, aproximadamente.

Foto: Paula Djahjah

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -